Banner Portal
Ação promovendo a reflexão: abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 2, ano 2019 Número especial sobre Aprendizagem Criativa
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem
Criatividade
Formação
Protagonismo

Como Citar

GAVASSA, Regina Célia Fortuna Broti. Ação promovendo a reflexão: abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 111–127, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14521. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14521. Acesso em: 7 nov. 2025.

Resumo

Atender as necessidades dos alunos na aquisição de novas aprendizagens em um mundo complexo, globalizado e digital que está em constante mudança demanda repensar abordagens formativas, que prepare os educadores para esse desafio e que reflita na transformação de espaços, mude concepções e relações entre os atores e, consequentemente, possibilite e incentive maior engajamento nos processos de aprendizagem. Este artigo apresenta uma das abordagens adotadas pelo Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, denominado “Seminário e Mostra Ação promovendo a Reflexão”, estruturada pelos princípios pedagógicos de projetos, autonomia, inventividade, colaboração, protagonismo e pensamento reflexivo que se aproximam das premissas da Aprendizagem Criativa.

Palavras-chave: Aprendizagem; Criatividade; Formação; Protagonismo. 

PDF

Referências

DAC BRASIL. Aprendizagem Criativa na Prática. 2018. Disponível em: http://s3.amazonaws.com/porvir/wp- content/uploads/2019/05/31163135/eBook0905_DAC2018.pdf. Acesso em: 03 jun. 2019.

DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

DEWEY, J. Experiência e Educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MARQUES, L. P.; MARQUES, C. A. Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre Educação. In: 29o Reunião Anual da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Caxambu/MG, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt13-1661-int.pdf. Acesso em: 20 set. 2019

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 11-66.

PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PIAGET, J. Observações psicológicas sobre o trabalho em grupo. In: PARRAT, S.; TRYPHON, A. (Orgs.). Jean Piaget: Sobre a pedagogia, textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988.

RESNICK, M. Dê uma chance aos P's: Projetos, Pares, Paixão, Pensar Brincando. 2014. Traduzido do original: Give P's a Chance: Project, Peers, Passion, Play. Tradução Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1rl9Rdu7m9AVBQ8aigl4BTWmf-w2_VZIiqTIyl1VPsKU/edit. Acesso em: 10 jul 2019.

RESNICK, M. Tudo o Que Eu Preciso Saber (Sobre Pensamento Criativo) Eu Aprendi (Estudando Como as Crianças Aprendem) no Jardim da Infância, 2007. Traduzido do original: All I Really Need to Know (About Creative Thinking) I Learned (By Studying How Children Learn) in Kindergarten. (2007). Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Disponível em: http://aprendizagemcriativa.org/referencias.html. Acesso em: out. 2019.

RESNICK, M. “Repensando o Aprendizado na Era Digital”, Workshop Scratch e Cricket: Novos ambientes de aprendizagem e de criatividade. Bradesco Instituto de Tecnologia. Campinas, 2006. Disponível em: https://llk.media.mit.edu/papers/rethinkport.doc . Acesso em: 12 set. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Regina Célia Fortuna Broti Gavassa

Downloads

Download data is not yet available.