O patrimônio histórico-educativo: a escola, o professor e as “rosas verdes”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13840

Palavras-chave:

Diários, Cultura material escolar, Patrimônio Hist´órico-Educativo

Resumo

O objetivo do artigo é analisar aspectos do patrimônio histórico-educativo da narrativa (auto)biográfica escrita nos diários manuscritos por uma mulher agricultora de 86 anos de idade. Esses manuscritos trazem relatos da autora sobre o trajeto percorrido até a escola, a arquitetura do espaço físico da mesma, o seu primeiro professor e sobre a materialidade de objetos de sua escolarização primária (1940). Os aspectos teórico-metodológicos estão baseados principalmente nos conceitos de cultura escolar e cultura material escolar, ancorados em autores como Escolano Benito (2017), Felgueiras (2015), entre outros. O artigo traz contribuições ao patrimônio histórico-educativo perpetuado, no caso dessa análise, pela memória e pela escrita presente nos diários analisados.

Biografia do Autor

  • Vania Grim Thies, Universidade Federal de Pelotas

    Possui graduação em Pedagogia (UFPel, 2004), especialização em Alfabetização e Letramento (UFPel, 2005), Mestrado em Educação (UFPel, 2008) e Doutorado em Educação (UFPel, 2013). É professora da Universidade Federal de Pelotas atuando no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ Fae/UFPEL). Coordenadora adjunta do centro de memória e pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales). Coordenadora adjunta do grupo de pesquisa Hisales. Tem experiência na área de Educação atuando nos seguintes temas: História da Educação, História da Cultura Escrita, Escritas ordinárias, Práticas de leitura e escrita escolares e não escolares.

  • Joseane Cruz Monks, Universidade Federal de Pelotas

    Graduação em Pedagogia (2014). Docente nos anos iniciais na Rede Municipal de Ensino de Pelotas (2015), Mestra em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2019). Doutoranda em Educação PPGE/FaE/UFPel; Pesquisadora e integrante do centro de memória e pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - Hisales (FaE/ UFPel). Durante a graduação atuou como Bolsista de Iniciação Científica/FAPERGS (2011-2014) - atuando em pesquisas na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: acervos, história da alfabetização, cultura material escolar, alfabetização e letramento.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

GRIM THIES, Vania; CRUZ MONKS, Joseane. O patrimônio histórico-educativo: a escola, o professor e as “rosas verdes”. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020016, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.13840. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/13840. Acesso em: 21 out. 2025.