“Quando eu estudava no Uruguai...”: a escola recordada por estudantes de um Grupo Escolar em Porto Alegre/RS (1948 – 1954)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v4i2.9645

Palavras-chave:

História oral, grupo escolar e memórias discentes.

Resumo

O artigo investiga memórias de um Grupo Escolar, por meio das narrativas de estudantes, que, entre os anos 1948-1954, freqüentaram a instituição de ensino. A escola localizava-se em uma região periférica de Porto Alegre/RS, ainda mantinha traços rurais, sendo também ocupada pela população negra da cidade. Inscrita no campo da História da Educação, valendo-se da metodologia da História Oral, a pesquisa lança olhares à cultura escolar pretérita, tendo como documentos privilegiados as representações das liturgias e práticas escolares, rememoradas por cinco sujeitos. Essas memórias indicam a existência de uma escola adaptada em um antigo casarão, impregnada de conceitos próprios de uma época de consolidação dos grupos escolares, como instituições públicas de ensino.

Biografia do Autor

  • Alice Rigoni Jacques, PPGE/PUCRS
    Doutora em Educação PPGE/PUCRS. Coordenadora do Memorial do Colégio Farroupilha.
  • Dóris Bittencourt Almeida, Faculdade de Educação/ PPGEDU/UFRGS

    Doutora em Educação 

    Professora de História da Educação da Faculdade de Educação e do PPGEDU/UFRGS 

  • Lucas Costa Grimaldi, PPGEDU/UFRGS
    Doutorando em Educação - PPGEDU/UFRGS 

Referências

BARROSO, Véra Lúcia Maciel. Porto Alegre: funções e papéis de uma cidade polo. In: POSSAMAI, Zita Rosane (Org.) Leituras da cidade. Porto alegre: Evangraf, 2010.

BOTO, Carlota. A LITURGIA DA ESCOLA MODERNA: SABERES, VALORES, ATITUDES E EXEMPLOS. Hist. Educ. [Online]. Porto Alegre. v. 18 n. 44 Set./dez. 2014 p. 99-127.

BOSI, Eclea. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Editor, 1979.

COLÉGIO BOM CONSELHO. Nossa História. Disponível em: http://www.bomconselho.com.br/ Acessado em: 19/12/2016.

CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global Editora, 1985.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Volume 2. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

ESCOLANO, Agustin. Arquitetura como programa. Espaço-escolar e currículo. IN: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte (1906/1918). Uberlândia: EDUFU, 2014, 2.ed.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: centauro, 2004.

LIMA, Otávio Rojas. (Org.). Memórias do “Julinho”: Colégio Estadual Júlio de Castilhos 1900 – 1990. Porto Alegre: Sagra, 1990.

LIMA, Valeska Alessandra de. Colégio de Aplicação da UFRGS: práticas educativas adormecidas entre o Arquivo e a Memória Oral (1954-1981). 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. 2016.

LOURO, Guacira Lopes. Prendas e antiprendas: educando a mulher gaúcha. Educação e Realidade.v.11 n.2 Porto Alegre: UFRGS, jul./dez. 1986. p.25-56.

MAGALHÃES, Justino. Contributo para a história das instituições educativas – entre a memória e o arquivo. In: FERNANDES, Rogério e MAGALHÃES, Justino. Para a história do ensino liceal em Portugal – actas dos colóquios do I centenário da reforma de Jaime Moniz(1894 – 1895). Braga: Secção de artes gráficas das oficinas de trabalho, 1999.

NOVINSKY, Anita; Ribeiro, Eneida; Goreinstein, Lina. (Orgs.). Os judeus que construíram o Brasil. São Paulo: Planeta, 2015.

PERES, Eliane. A escola graduada no Rio Grande do Sul no início do século XX: a implantação de um novo modelo e de uma nova cultura escolar. In: VIDAl, Diana; SCHWARTZ, Cleonara Maria (Org.). História das Culturas Escolares no Brasil. Vitória: EDUFES, 2010.

PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. São Paulo: Letraevoz, 2016.

POSSAMAI, Zita Rosane. Uma escola a ser vista: apontamentos sobre imagens fotográficas de Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX. História da Educação, ASPHE, FaE, UFPel, Pelotas, 2009, Vol.13(29), pp.143-169.

QUADROS, Claudemir de. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul. 2006. 429 f. Tese ( Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. 2006.

RODRIGUES, Nadir Bonini. Colégio Marista Rosário: Lições para a vida inteira (1904-2004). Porto Alegre: CMC, 2004.

SANTOS, Irene (org.). Colonos e Quilombolas: memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre.

SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, CARVALHO E VILELA (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SCALABRINIANAS. História. Disponível em: http://www.scalabrinianas.org/pcr. Acessado em: 19.12.2016.

SCHUCK, Eduardo. A qualidade de vida no trabalho dos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Administração), Escola de Administração, UFRGS. 2008.

SILVA, Petronilha Beatriz; PEREIRA, Neusa. Recordando nossa escola. In: FISCHER, Beatriz Daudt. (Org.). Tempos de escola: memórias. São Leopoldo: Oikos, 2011.

SOUZA, Rosa Fátima. Templos da civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo. São Paulo: Unesp, 1998.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil . Campinas, SP: Editora Autores Associados LTDA, 2005.

ZEN, Mariane Werner. Brasileiros pelas letras: atividades de associações auxiliares da escola no Grupo Escolar Alberto Torres (1941-1959) Brusque - SC. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino da História da Educação. Uberlândia, MG, 2006.

Entrevistados

Luiza. Entrevista I. [Nov. 2016]. Entrevistadores: Dóris Almeida e Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 2016.

João Tadeu e Aldo. Entrevista II. [Nov. 2016]. Entrevistadoras: Alice Jacques e Dóris Almeida. Porto Alegre, 2016.

Petronilha e Neusa. Entrevista II. [Out. 2016]. Entrevistadores: Dóris Almeida e Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO

Como Citar

JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt; GRIMALDI, Lucas Costa. “Quando eu estudava no Uruguai...”: a escola recordada por estudantes de um Grupo Escolar em Porto Alegre/RS (1948 – 1954). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 236–258, 2018. DOI: 10.20888/ridphe_r.v4i2.9645. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9645. Acesso em: 20 out. 2025.