A consolidação do Centro de Memória Dom Bosco em Petrolina como espaço histórico-educativo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9708

Keywords:

Memorial Dom Bosco. História Oral. Preservação.

Abstract

Há várias formas de escrever a História da Educação. A maneira escolhida e apresentada nesse trabalho é o Memorial Dom Bosco localizado na cidade de Petrolina PE, que foi considerado como um espaço de intervenção para a preservação da memória escolar. Um foco importante desse trabalho é perceber, por meio da História Oral, a visão de sujeitos históricos na consolidação desse memorial. Concluiu-se que, a organização de fontes documentais e de arquivo, contribuem para a consolidação de centros de memória educativos e pedagógicos, sendo possibilidades e locais de aprendizado/treinamento de futuros historiadores/pesquisadores; uma prática que pode, unida à teoria e com um rigor metodológico, atrair jovens estudantes das áreas de Pedagogia e da História. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Jardel Costa Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Possui graduação em Filosofia com habilitação em História pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Geremário Dantas - SFNSC; especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea no Brasil pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ;  mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP.  Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Escolares, Filosofia e Práticas Pedagógicas; História da Educação Brasileira (séculos XIX e XX); Cultura Escolar; Educação; Educação, gênero e formação de professores; Aprendizagem, pensamento filosófico e atuação dos Intelectuais da Educação. Realizou o doutorado-sanduíche com o fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Loyola de Chicago USA, sob a co-orientação do Professor Dr. Noah Sob. É membro fundador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas de História e Educação (GIEPHE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação (GEPHE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é também pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Atua como professor universitário na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Poços de Caldas MG.

  • Rozângela do Nascimento Pereira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus Juazeiro BA

    Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco- UPE- Campus Petrolina-PE,Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (UPE),Mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Território Semiáridos -PPGESA - Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus III - Juazeiro/BA.Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Escolares,Práticas Pedagógicas; História da Educação Brasileira (séculos XIX e XX); Cultura Escolar; Educação; Educação, gênero e formação de professores; Ensino-aprendizagem;transtorno da aprendizagem. É Membra do GEPHEPP - Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa - Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus III - Juazeiro-BA.

  • Rosa Santos Mendes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus Juazeiro BA

    Formada em Pedagogia e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos- PPGESA. Tem experiência na área da educação. Participa como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa- GEPHEPP e é Mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Território Semiáridos -PPGESA - Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus III - Juazeiro/BA.

References

BRITO, Ana Clara Farias; LEAL, Ygor Barros. Jornal Pharol: Apontamentos para a Modernização em Petrolina. 1915-1920. Petrolina: Upe, 2012.

CAVALCANTE, Carlos. Dom Malan, ícone de fé e trabalho. Olinda: Livro Rápido-Elógica, 2009.

______. Teresinha Teixeira Coelho. Uma História de Fé, Educação e Trabalho. Petrolina: Casa da Imprensa, 2010.

EDIÇÃO COMEMORATIVA. Dom Bosco Diocesano. 85 anos. Colégio Dom Bosco: Petrolina, 2011.

FURTADO, Alessandra Cristina. Os Arquivos Escolares e sua Documentação. Possibilidades e Limites para a Pesquisa em História da Educação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 145-159, jul./dez. 2011.

LIMA, Airon Cordeiro de. A Influência da Igreja Católica no Desenvolvimento do Município de Petrolina-PE de 1920 a 1940. Petrolina: Upe, 2009.

LUZ, Marta; RAQUEL; Déa. ARAGÃO, Euvaldo. Álbum/Roteiro: Patrimônio Histórico-Cultural edificado em Petrolina. Petrolina: Prefeitura Municipal, 1995.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução: Bernardo Leitão et al. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 1994.

LOZANO, Eduardo Aceves. Práticas e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. ( Coord.). Usos e abusos da história oral. Praia de Botofogo, RJ: Getúlio Vargas, 1998.

MOGARRO, Maria João. Arquivos e Educação: a Construção da Memória Educativa. Sísifo. Revista de Ciência da Educação, n. 1. set./dez. 2006.

NORA, Pierre. Entre a Memória e História: A problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História. Projeto História, São Paulo, n. 10, dezembro de 1993.

QUEIROZ, Elza. A Escola. Um Rio, Uma Cidade, Uma Escola. Recife: Norcópia, 1983.

ROCHA, Cicera M. P.; SILVA, Rosa. S. M.; ÁVILA, Virgínia P. S. Memória de professoras de escolas rurais em Juazeiro/BA e Petrolina/PE (1950-1970). Revista Cocar (online), 2018.

ROCHA, Cícera M.P. Ser professora no semiárido nordestino: a trajetória de Yolanda de Ameida (1960-1970). In: V ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Anais... Teresinha, 2014.

ROCHA, Honório de Queiroz. Estou presente, Petrolina! Recife: Bagaço, 2006.

SÁ Y BRITO, Maria Creusa. Petrolina. Origem, fatos, vida, uma história. Petrolina: Tribuna do Sertão, 1995.

SANTOS, José Elmo dos. Colégio Dom Bosco. 69 anos educando. Edição comemorativa dos 69 anos de fundação. [S.l], [s.d].

Published

2019-04-30

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO

How to Cite

PEREIRA, Jardel Costa; PEREIRA, Rozângela do Nascimento; SILVA, Rosa Santos Mendes da. A consolidação do Centro de Memória Dom Bosco em Petrolina como espaço histórico-educativo. Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony, Campinas, SP, v. 5, p. e019011, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9708. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9708. Acesso em: 12 dec. 2025.