A revolução anarquista ibérica noventa anos atrás: uma experiência única e irrepetível?
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17499Palabras clave:
Pensamiento anarquista, Memoria libertaria, Poder popularResumen
Por que um poderoso movimento anarquista não renasceu na Catalunha e na Espanha na transição da chamada "sociedade de bem-estar" para o neoliberalismo? Por um momento, parece que as coisas poderiam ser diferentes. Nos territórios da língua catalã e na Espanha pós-franquista, mas mesmo franquista, a primavera libertária dos anos setenta foi frustrada. Não há possibilidade objetiva de emendar com o que tinha sido o movimento de massas anarco-sindicalista das primeiras décadas do século. Este artigo de Pere Solà enfoca vários dos fatores do eclipse da perspectiva libertária no Estado espanhol desde os anos setenta. Tal eclipse choca com uma tendência internacional de considerar que a anarquia, o modo de pensar e viver que proclama a liberdade individual e a igualdade coletiva, desperta um renovado interesse na esfera cultural, política, filosófica e educacional. A questão do poder e da violência a partir da perspectiva democrática voltou a ficar em primeiro plano, ecoando reflexões clássicas como as de Noam Chomsky e outras contemporâneas, como as dos filósofos Cathérine Malabou ou Giorgio Agamben.
Descargas
Referencias
.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
