Do Ginásio Industrial de Petrolina à Escola Marechal Antônio Alves Filho: vestígios da cultura escolar (1962-1971)

Autores

  • Virgínia Pereira da Silva de Ávila Universidade de Pernambuco, Campus de Petrolina
  • Kalline Laira Lima dos Santos Universidade de Pernambuco, Campus de Petrolina.

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.9296

Palavras-chave:

Petrolina. Ginásio Industrial. Cultura escolar.

Resumo

Neste texto, apresentam-se resultados da pesquisa investigativa que analisou vestígios da cultura escolar presentes na documentação do primeiro ginásio do município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, no período entre 1962 e 1971. A pesquisa se apoiou nos textos legislativos, bem como nas fichas individuais e antropométricas, por meio dos quais buscou identificar as práticas culturais e o perfil socioeconômico e educacional dos(as) alunos(as). A delimitação temporal compreende o ano de fundação do ginásio e a mudança de nomenclatura advinda com a Lei n. 5.692/71. Com relação ao referencial teórico, privilegiou-se o diálogo entre autores (as) do campo da História e da Historiografia da Educação, mais especificamente aqueles relacionada à História Cultural. Os dados iniciais permitiram identificar o papel do antigo ginásio na difusão da cultura, das atividades esportivas e da fé nos diferentes espaços da cidade. Por fim, o trabalho aponta para um conjunto de possibilidades para investigações futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco, Campus de Petrolina
    É Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013), Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA,1997). Professora do quadro permanente da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, sobretudo em: história do ensino primário rural, formação e trabalho de professores rurais, instituições e arquivos escolares e memória e cultura escolar. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação, associada da ANPEd. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação no sertão do São Francisco (GEPHESF).
  • Kalline Laira Lima dos Santos, Universidade de Pernambuco, Campus de Petrolina.
    Graduada Licenciatura Plena em História, Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Foi bolsista Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID , onde desenvolveu pesquisas na formação de professores, na perspectiva interdisciplinar. Foi bolsista de Iniciação Cientifica onde se dedicou ao projeto de pesquisa sobre arquivos escolares. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação no Sertão Pernambucano (Gephesf) onde se dedica aos estudos historiográficos em História da Educação 

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO

Como Citar

ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de; SANTOS, Kalline Laira Lima dos. Do Ginásio Industrial de Petrolina à Escola Marechal Antônio Alves Filho: vestígios da cultura escolar (1962-1971). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 337–356, 2017. DOI: 10.20888/ridphe_r.v3i2.9296. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9296. Acesso em: 25 jan. 2026.