Banner Portal
Reduções de emissões na aviação civil da China: uma transição gradual e o desenvolvimento de combustíveis de aviação sustentáveis
PDF

Palavras-chave

China
Mudanças climáticas
Aviação civil e combustíveis sustentáveis de aviação

Como Citar

ESTEVO, Jefferson dos Santos; THOMAZ, Laís; GONDIM, Amanda. Reduções de emissões na aviação civil da China: uma transição gradual e o desenvolvimento de combustíveis de aviação sustentáveis. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 8, p. e024007, 2024. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/11842. Acesso em: 6 nov. 2025.

Resumo

Este resumo faz parte dos resultados de pesquisa sobre as análises do desenvolvimento e a utilização de combustíveis de aviação sustentáveis na China. O país é o maior emissor de gases de efeito estufa desde 2006. Desta forma, no intuito de revisar uma imagem negativa internacional, também modificar suas políticas sobre mudanças climáticas, a China tem implementado políticas de transição energética para reduzir as emissões, com grandes investimentos em energias renováveis, solar, hidrelétrica e eólica. As atuais metas nacionais são de atingir o pico até 2030 e a neutralidade de carbono até 2060. A aviação civil, um setor significativo globalmente, contribui também para as emissões globais, muito abaixo do setor de energia, sendo responsável por cerca de 2,5% das emissões globais. Porém, a tendência é de forte elevação destas emissões, com avanço da utilização de aviões por grandes países incluindo a China e a Índia. Assim, são cruciais os esforços de mitigação, um compromisso internacional foi assumido através da Organização Internacional da Aviação Civil para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. A principal abordagem para mitigar as emissões da aviação é a adoção de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF). Portanto, este resumo é parte de um estudo, que a examina as políticas da China sobre o tema, enfatizando os planos domésticos, os Planos Quinquenais de Aviação Civil, que ao longo dos anos, criaram metas de reduções de combustíveis, também avanços para as aeronaves, com intuito de mitigar as emissões do setor. Porém, o país não introduziu leis específicas de utilização de SAF, nem mesmo de reduções de emissões de aviação. A segunda parte fornece uma análise do potencial e dos esforços em andamento em relação aos combustíveis sustentáveis para a aviação no país. O estudo trabalha, assim, com três eixos principais: produção de biocombustíveis, produção e disponibilidade; políticas de aviação da China, medidas nacionais de mitigação e negociações internacionais; e as companhias aéreas do país, suas principais ações para redução de emissões. Nosso objetivo é destacar as políticas e ações domésticas da China em relação à mitigação de emissões no setor de aviação civil dentro de um contexto internacional, com responsabilidades aumentadas e metas acordadas. No atual momento, o país tem buscado o desenvolvimento da tecnologia de SAF, iniciar uma produção nacional, que foi criado na empresa nacional SINOPEC, mas ainda em estágio inicial. Desta forma, em paralelo com os avanços de políticas climáticas e transição energética, entendemos que para a mitigação de aviação civil, a China percorrerá o mesmo caminho, buscando o seu desenvolvimento e fortalecimento da indústria nacional, não aceitando metas obrigatórias.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Seminário Pesquisar China Contemporânea