Banner Portal
Dois sonhos na mesma cama: a comunicação intercultural na integração pós-aquisição de empresa chinesa no Brasil
PDF

Palavras-chave

Comunicação intercultural
Integração pós-aquisição
Diferenças e distâncias culturais

Como Citar

MELO, Suzana Assis Bandeira de; FERRARI, Maria Aparecida. Dois sonhos na mesma cama: a comunicação intercultural na integração pós-aquisição de empresa chinesa no Brasil. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 8, p. e024051, 2024. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/11887. Acesso em: 7 fev. 2026.

Resumo

A presença das multinacionais chinesas na cena mundial reflete a trajetória econômica da China e a sua transformação em uma grande potência econômica, com suas multinacionais passando a ser objeto de estudo para os negócios internacionais. Ao longo de seu processo de internacionalização, as empresas chinesas têm utilizado as fusões e aquisições (F&A) como modo de entrada majoritário do investimento direto estrangeiro (IDE) chinês em países estrangeiros. O Brasil é o quarto maior anfitrião de investimentos chineses no mundo, entre os anos de 2005 e 2022, recebendo empresas em diferentes regiões do país. A integração pós-aquisição é uma fase que desempenha papel crítico e crucial para F&A e vem sendo estudada amplamente pelos teóricos da academia, privilegiando as transações entre empresas de economias desenvolvidas. Muitos estudos sobre fusões e aquisições tratam dos desafios estratégicos, como reestruturação das empresas, redesenho de sistemas e processos, criação de valor e também reconhecem as dificuldades socioculturais nesta etapa. A comunicação é crucial no processo de integração pós-aquisição, porém é entendida, na maioria dos casos, como transmissão de informação entre diferentes públicos. A proposta deste artigo, um recorte da tese de doutorado em construção, é refletir sobre a comunicação como processo de produção de sentidos entre trabalhadores de uma empresa chinesa no Brasil e sua relação com a integração pós-aquisição. Foi observado que, após a aquisição, as diferenças e distâncias culturais, bem como o desconhecimento entre brasileiros e chineses, têm provocado conflitos e dificuldades de comunicação, com consequências para a integração pós-aquisição da subsidiária chinesa em estudo.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Seminário Pesquisar China Contemporânea