Banner Portal
China na ONU: operações de paz, segurança e desenvolvimento
PDF

Palavras-chave

China
ONU
Operações de paz
Sudão do sul
Developmental peace

Como Citar

ALEXANDRE, Leonardo Soares. China na ONU: operações de paz, segurança e desenvolvimento. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 8, p. e0240043, 2024. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/11875. Acesso em: 6 nov. 2025.

Resumo

A ascensão da China nas últimas décadas é um fenômeno que tem gerado debates e estudos sobre seu potencial impacto em diversas áreas da ordem internacional. Entre elas, é possível destacar as áreas de desenvolvimento e segurança. Relacionado à essas duas áreas, existem referências na literatura sobre a existência de uma abordagem de paz propriamente chinesa, que contém estratégias de resolução de conflito envolvendo desenvolvimento e segurança, também conhecida como developmental peace. Esse trabalho busca analisar a atuação da China nesses setores sob a ótica da ONU e das Operações de Paz, das quais a China é um ator-chave, com o propósito de verificar se o país projeta sua agenda de desenvolvimento e segurança por meio de sua participação nessas operações. Para isso, foi realizado um estudo de caso com foco no engajamento da China na resolução do conflito no Sudão do Sul, país que mais recebe peacekeepers chineses, de modo a averiguar se a atuação chinesa contém elementos da developmental peace. Os indícios levantados pelo estudo parecem confirmar a aplicação desses elementos no contexto do conflito sul-sudanês, posicionando a agenda chinesa de desenvolvimento e segurança como possível alternativa à agenda liberal nas Operações de Paz da ONU.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Seminário Pesquisar China Contemporânea