Resumo
Os imigrantes cantoneses estabeleceram-se oficialmente no Brasil desde o século XIX. Eles estão entre aqueles que contribuíram para a construção do país. Este trabalho, baseado na metodologia da história de vida, documentará as trajetórias migratórias da comunidade cantonesa através da história oral. A história oral também se apoiou em iconografia pessoal e pública, como segunda fonte documental, para que juntas, possam sustentar as narrativas memorialísticas. A pesquisa foi elaborada através da coleta de diferentes testemunhos de imigrantes cantoneses ou de seus descendentes, e a partir do espaço de escuta disponibilizado, registramos o processo imigratório desta comunidade, entre os anos 1900 e 1960, para o Rio de Janeiro e São Paulo.
O conhecimento de suas origens permite um melhor domínio da própria história, mas também, neste caso específico, a da história da fundação da nação brasileira. De posse deste, os imigrantes cantoneses poderão reivindicar um espaço na memória coletiva do país, bem como na da comunidade sino-cantonesa-brasileira e, esperamos, na historiografia oficial do Brasil.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Seminário Pesquisar China Contemporânea