Banner Portal
Manutenção dos indicadores de qualidade em situações adversas
PDF

Palavras-chave

Esterilização

Como Citar

KAVANAGH, Cristina Moreda Galleti. Manutenção dos indicadores de qualidade em situações adversas. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 4, p. 322–322, 2016. DOI: 10.20396/simtec.vi4.10378. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/10378. Acesso em: 23 jan. 2026.

Resumo

O Centro de Material e Esterilização (CME) é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para a saúde(PPS) dos serviços de saúde; ao qual cabe receber e lidar com materiais considerados sujos e contaminados, e ao final do processo restituí-los esterilizados. Trata-se de um relato de experiência sobre a Manutenção dos indicadores de qualidade (IQ) na CME, durante alteração do espaço físico, com terceirização do processo de esterilização.Muito se sabe sobre a implantação de IQ em CME e a importância deles para a prevenção das IRAS . Quando foi agendada a reforma da área física do CME, a supervisora de enfermagem da CME (SECME) contatou uma instituição municipal, da qual tínhamos referências sobre os indicadores de processo de esterilização, validação das autoclaves e o processo de trabalho. Porém o processo de trabalho era desconhecido para nossa instituição. A equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem se dispôs a conhecer e atuar nos padrões dessa instituição. No retorno estes artigos passavam por uma inspeção visual de integridade da embalagem e presença de indicador de processo e identificação antes de serem acondicionados no arsenal.
Portanto com o planejamento e agilidade na readequação, devido ás intercorrências, da SECME e o empenho da equipe de enfermagem, o CME conseguiu atravessar esse período de reformas, mantendo os IQ inalterados, e com a equipe coesa e motivada.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Cristina Moreda Galleti Kavanagh