Banner Portal
Diminuir o número de retrabalhos no processo de preparação das amostras geológicas do Laboratório de Geoquímica do Instituto de Geociências da Unicamp.
PDF

Palavras-chave

Preparação de amostras. Amostras geologicas. Moagem

Como Citar

VENDEMIATTO, Maria Aparecida. Diminuir o número de retrabalhos no processo de preparação das amostras geológicas do Laboratório de Geoquímica do Instituto de Geociências da Unicamp. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 4, p. 317–317, 2016. DOI: 10.20396/simtec.vi4.10383. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/10383. Acesso em: 23 jan. 2026.

Resumo

Um dos desafios enfrentados para melhorar a qualidade das análises químicas de amostras geológicas é a melhoria do processo de preparação. A forma como a preparação é feita hoje, não é igualmente eficiente para todos os tipos de amostras. Algumas vezes são necessários retrabalhos, ou seja, repetição da moagem e também o seu peneiramento, o que analiticamente é indesejável. 
A qualidade das análises químicas está diretamente relacionada à qualidade do processo de preparação. A revisão e reestruturação do processo de preparação de amostras geológicas têm como objetivo diminuir o tempo deste processo e principalmente aumentar a confiabilidade nos resultados analíticos. Os equipamentos de moagem e seus acessórios introduzem contaminantes nas amostras que estão relacionados à sua composição (aço inox, aço temperado, carbono tungstênio, alumina sintética, etc.). A escolha do material adequado para uma moagem eficiente sob o ponto de vista da granulometria pode ser inadequada sob o ponto de vista da introdução de contaminantes (introdução de elementos químicos provenientes do processo de moagem). Deste modo, este estudo procura melhorar a eficiência do processo de preparação da amostra para melhorar a qualidade das análises químicas. Como resultado deste estudo são apresentadas as seguintes sugestões: 1- substituição da mandíbula do britador; 2- aplicação de questionário aos usuários para análise de campo de forças; 3-utilização sequencial de moinhos diferentes para moagem de uma mesma amostra; 4- aquisição de equipamento intermediário entre britagem e moagem; 5- descrição de procedimentos e treinamento operacional.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Aparecida Vendemiatto