Banner Portal
Futebol society na comunidade da vila Brandina, atitudes na conquista da auto-estima e da qualidade de vida através do trabalho voluntário
PDF

Palavras-chave

Voluntário. Comunidade. Futebol. Qualidade de vida

Como Citar

SAMARA, Daniela Baracat. Futebol society na comunidade da vila Brandina, atitudes na conquista da auto-estima e da qualidade de vida através do trabalho voluntário. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 3, p. 339–340, 2016. DOI: 10.20396/simtec.vi3.10519. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/10519. Acesso em: 25 jan. 2026.

Resumo

: Segundo definição das Nações Unidas, o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos. O trabalho voluntário é aquele oferecido visando crescimento e melhoria, porém, sem remuneração ou qualquer vínculo empregatício. Entretanto, o trabalho voluntário vai muito além a essas definições pragmáticas. É a manifestação do amor, compaixão e solidariedade em forma de ação. Esse trabalho desenvolvido, com o apoio de familiares e amigos, dentro da comunidade da Vila Brandina, teve como objetivo fornecer melhores condições para a prática de futebol society: uniformes completos, chuteiras, bolas e redes novos. Foram realizadas também reuniões para conscientização das crianças e pais sobre comportamentos dentro e fora do campo, ressaltando a obrigatoriedade de frequentar a escola EEPG Prof. Adalberto Medaljon. Em sequência foi realizada palestra sobre saúde bucal. Alguns projetos ainda estão sendo preparados, tais como orientações sobre lixo reciclado e preservação do meio ambiente.Com essa proposta, conseguimos atender um grupo de 70 meninos, que relatam, inclusive em uma reportagem do jornal Correio Popular, a satisfação e auto estima renovados com a aquisição de novos materiais e motivação.Atitudes simples como essa, visam melhorar a qualidade de vida de pessoas e comunidades carentes, e fazem do voluntário alguém que acredita que pequenas ações estão ao alcance de todos, com a enorme satisfação de ajudar.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Daniela Baracat Samara