Banner Portal
Arte e artesanato, na busca pela qualidade de vida: uma realização profissional
PDF

Palavras-chave

Artesanato. Qualidade de vida. Motivação. Equilíbrio

Como Citar

SOUZA, Lisandra Alves. Arte e artesanato, na busca pela qualidade de vida: uma realização profissional. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 4, p. 173–173, 2016. DOI: 10.20396/simtec.vi4.10910. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/10910. Acesso em: 23 jan. 2026.

Resumo

Buscar um novo propósito, uma nova postura, atitude e ações diante dos infortúnios quando uma doença (vitiligo) se instala e abala a saúde é o objetivo deste texto. Doença de causa desconhecida, o vitiligo caracteriza-se pela presença de manchas acrômicas (sem pigmentação) na pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dá cor à pele) nos locais afetados. 
A causa disto ainda não está clara, mas fenômenos auto-imunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, é comum a correlação com alterações ou traumas emocionais que poderiam atuar como fatores de desencadeamento ou agravação da doença. A necessidade de reencontrar o equilíbrio e retornar a trajetória da vida da melhor maneira possível é o grande momento de nossas vidas. Com a entrada do artesanato e das artes nesse cenário, temos um grande aliado para a reconquista e a auto-estima de uma pessoa. 
A elaboração de sabonetes decorativos e velas artesanais foi das alternativas para entrada no mundo das artes e serviu como auto terapia e motivação,aliado ao tratamento medico.
O artesanato proporciona contatos com pessoas diferentes, e contribui para um melhor relacionamento interpessoal, agregando valores como autoconhecimento, auto-estima, auto-percepção, conscientização de diversas coisas, bem como, a permuta de idéias e inovações que existem na área. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Lisandra Alves Souza