Resumo
IntroduçãoNo Centro Integrado de Nefrologia-CIN/ HC, são atendidos portadores de Insuficiência Renal Crônica Terminal, submetidos a sessões de hemodiálise para viver. Esta rotina não tem prazo para terminar, pois o transplante renal, outro tratamento da doença, pode demorar a se realizar e não ser o ideal para alguns pacientes. Isto faz com que as limitações que a doença impõe, torne dolorida e sofrida esta realidade.
Visando melhorar a qualidade de vida e levando em consideração a tendência de humanização no âmbito hospitalar, observamos que momentos de descontração proporcionam alegria a estes pacientes, envolvendo-os, como aos acompanhantes e a equipe multidisciplinar. Materiais e métodos
Aproveitando o início da primavera, período em que a natureza fica bela, presenteando-nos com flores coloridas e perfumadas, alegria e esperança, realizamos uma festa com os seguintes objetivos:
- Proporcionar maior integração entre os pacientes e equipe de saúde.
- Proporcionar momentos de alegria e descontração.
- Promover integração entre familiares, pacientes e equipe do CIN.
A festa foi organizada pela enfermagem e apresentou: decoração da hemodiálise, adereços para caracterizar a estação, coffee break, declamação de poesia e entrega de flores. Resultados
Foi observada a participação e adesão da equipe multidisciplinar e usuários na organização e realização do evento. As atividades, lúdica e cultural, desenvolvidas trouxeram alegria e descontração aos presentes e promoveu a integração do grupo. Conclusão Concluímos que as iniciativas realizadas integrando equipe e usuários proporcionam bem estar e satisfação. São ferramentas que juntamente com outros métodos corroboram o processo de humanização no atendimento aos pacientes em hemodiálise.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Isabella Carvalho Ribeiro