Banner Portal
Comunicação integrada na FCM – uso de dispositivos móveis para conferências e atividades acadêmicas otimizando tempo e custo
PDF

Palavras-chave

Faculdade de ciências médicas. Métodos de ensino. Videoconferência. Webconferência. Novas tecnologias

Como Citar

GUISSE, Leonardo Andre. Comunicação integrada na FCM – uso de dispositivos móveis para conferências e atividades acadêmicas otimizando tempo e custo. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 4, p. 100–100, 2016. DOI: 10.20396/simtec.vi4.11096. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11096. Acesso em: 24 jan. 2026.

Resumo

INTRODUÇÂO: Hoje é natural ouvirmos falar em videoconferências, webconferências, streaming (transmissão pela internet), plataformas de ensino a distância e outras ferramentas que apoiam as atividades de ensino e pesquisa dentro de instituições de ensino como a Unicamp. Tais ferramentas, por sua vez, possuem características específicas ainda pouco exploradas em nossa comunidade. OBJETIVO: demonstrar o uso das diversas tecnologias disponíveis para o ensino e pesquisa, integrando a estas alguns equipamentos e técnicas comuns ao nosso cotidiano e provendo serviços de fácil acesso e baixo custo à nosso clientes, bem como proporcionar a troca de experiências com os pares das Universidades que fazem uso das mesmas ferramentas tecnológicas de comunicação. METODOLOGIA: Usar diversas ferramentas de comunicação, inclusive ferramentas gratuitas. RESULTADOS: Integrar as tecnologias disponíveis às necessidades de nossos docentes e colaboradores, oferecendo atendimento personalizado e possibilitando novas soluções às demandas de nossa área de atuação. CONCLUSÃO: Constatamos que os usuários dessas tecnologias estão se adaptando de forma rápida e intuitiva e que o uso de tal traz benefícios para o aprendizado.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Leonardo Andre Guisse