Banner Portal
Produção de vídeo tutorial para a limpeza terminal em sala limpa ISO 5 do banco de multitecidos humanos : HC Unicamp
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Banco de tecidos humanos
Sala limpa iso 5
Limpeza terminal

Categorias

Como Citar

Produção de vídeo tutorial para a limpeza terminal em sala limpa ISO 5 do banco de multitecidos humanos : HC Unicamp. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240003, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11119. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11119. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: O Banco de Multitecidos Humanos (BMTH) do HC Unicamp possui uma sala limpa ISO 5, destinada ao processamento de tecidos musculoesqueléticos e oculares para transplantes. Segundo as legislações vigentes, a sala ISO 5 é um ambiente controlado, com adequações estruturais e controles ambientais, capaz de garantir os padrões de qualidade dos biomateriais produzidos. Dada à complexidade da limpeza para eliminar microrganismos neste ambiente, é fundamental um protocolo rigoroso para os executantes. Objetivo: Objetivou produzir um vídeo tutorial para simplificar a compreensão do protocolo de limpeza terminal da sala ISO 5, além de otimizar o tempo e assegurar a qualidade da limpeza pelo prestador terceirizado. Metodologia: Utilizou-se um celular e plataformas de design gráfico gratuitas como Canva e CapCut para edição e narração. A autorização legal para o uso das imagens dos atores foi devidamente concedida. Um cronograma de treinamento foi elaborado e o vídeo disponibilizado para acesso contínuo e novas capacitações.  Testes microbiológicos foram realizados para avaliar a limpeza. Resultados: O vídeo tutorial contribuiu para a padronização do protocolo, capacitação contínua da equipe e manutenção asséptica da sala ISO 5.  A equipe de limpeza adquiriu uma compreensão mais aprofundada dos procedimentos, o que impactou diretamente na redução de insumos utilizados. Os testes microbiológicos apresentaram resultados negativos. Conclusão: O vídeo tutorial promoveu o aprimoramento técnico, a otimização da limpeza terminal, com impacto positivo na qualidade dos tecidos para transplante. Ainda, a metodologia mostrou ser efetiva para uniformizar a transmissão de informações, com potencial replicável em outros processos.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 707, de 1 de julho de 2022. Dispõe sobre as boas práticas em tecidos humanos para uso terapêutico. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2022.

MULDER, K. Cleanroom Cleanliness. International Journal of Pharmaceutical Compounding, v. 25, n. 1, p. 6-12, jan./fev. 2021.

HOWARD, J. L.; HANSSEN, A. D. Principles of a clean operating room environment. Journal of Arthroplasty, v. 22, n. 7, supl. 3, p. 6-11, out. 2007.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Cristina de Carvalho Silva Neves, Luiz Henrique de Freitas Filho, Renata Fagnani, Eliane Picoli Alves Bensi, Patricia Cristiane Spirlandelli Teixeira