Resumo
Introdução: O projeto é uma iniciativa conjunta da ProEC e da FEF e outros órgãos da administração como a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) e a Escola de Educação Corporativa (Educorp). Objetivo: Incentivar a prática regular de atividade física de adolescentes que prestam serviço a universidade de forma a promover o bem estar físico e mental, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e a prevenção de diversas comorbidades. Metodologia: Avaliação e reavaliação serão realizadas na sala de antropometria do laboratório LABFEF - FEF, abrangendo medidas de peso corporal, estatura, pressão arterial, frequência cardíaca, circunferência da cintura/quadril, teste de sentar-se e alcançar. Para avaliação e reavaliação foram utilizados: Anamnese curta; Balança antropométrica com toesa; Esfigmomanômetro aneróide com estetoscópio; Banco de Wells; Fita métrica (150 cm); Fita trena de medidas antropométricas branca – WCS. Resultados: As atividades de musculação que os patrulheiros participaram contribuíram para melhorar a saúde (80%), bem estar (80%), socialização (70%), qualidade de vida (70%) e outros como discreta perda de peso, a pressão arterial se manteve normal, a medida da relação cintura/quadril se manteve e a flexibidade aumentou em alguns casos, os quais foram verificados na reavaliação. Conlusão: Verifica-se que através dos apontamentos dos patrulheiros, as contribuições foram bem abrangentes, englobando a saúde, bem estar, socialização e qualidade de vida deles, ou seja, houve melhoras de praticamente 100% em vários aspectos, o que encoraja a prosseguir com este projeto em 2025.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Departamento de Promoção da Saúde, Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 54 p.
SOBRAL, H. D. et al. Perfil de aptidão física relacionada à saúde em adolescentes brasileiros. Rev de psicologia. V.16, 61, p. 228-236, Julho/2022.
SOUZA, R. L. et al. Aptidão física relacionada à saúde em adolescentes de Itabaiana/SE. Rev. Bras. do Exercício Físico. V. 18, n. 3, 2019.
ZAMAI, C. A.; BORTOLIM, L.; MINETTI, G. S. C. Atividades físicas praticadas em academia: análise dos benefícios. Revista Saúde e Meio Ambiente – RESMA-UFMS- Três Lagoas v. 13 n. 1, p. 38-49, Julho/Dezembro de 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Carlos Aparecido Zamai, Vívian Santos Xavier Silva