Resumo
Introdução: Um em cada quatro adultos entre 18 e 64 anos não atingem os níveis recomendados de atividade física semanal. 54,7% das mortes registradas no Brasil em 2019 foram em decorrência de doenças crônicas não transmissíveis. A Organização Mundial da Saúde recomenda, para benefícios substanciais à saúde: Moderadas: Pelo menos 150 a 300 min./semana de atividade física aeróbica de moderada intensidade. Objetivo: Verificar e analisar o interesse, o tempo e os objetivos em praticar atividades físicas e apresentar quadro significativo do histórico de doenças entre os servidores. Metodologia: Foram aplicados questionário específico e anamnese em diversos momentos (2014 a 2019) e em 2022 com cipeiros, somando um total de 1.265 servidores. Resultados: Interesses dos participantes: caminhada monitorada, corrida monitorada, ginástica localizada, condicionamento físico, alongamento e relaxamento, danças diversas e ginástica aeróbica (áreas saúde e ADM); Tempo de prática: de 06 meses a mais de 1 ano (áreas saúde e ADM); Os objetivos das práticas foram: perda de peso, qualidade de vida, estética corporal, reabilitação, melhora do desempenho no trabalho (áreas saúde e ADM). Histórico de doenças apontadas: problemas ortopédicos, hipertensão arterial, diabetes e consumo de cigarros e etilismo, entre outros apontamentos. Conclusão: A necessidade de elaboração de projeto conjunto englobando a segurança, saúde, alimentação saudável na perspectiva de melhorar a qualidade de vida do trabalhador da Unicamp, criação de eventos internos para discussão sobre tais temas, almejando melhorar a saúde e a qualidade da vida dos mesmos no setor de trabalho e fora dele.
Referências
BANKOFF, A. D. P.; ZAMAI, C. A. Estudo do perfil relativo à saúde de sujeitos de ambos os gêneros participantes do programa de atividade física e saúde “mexa-se”. In: A ciência e a pesquisa em ação – atividades físicas, saúde e qualidade de vida: pesquisas e relatos de experiências. Jundiaí, Paco Editorial: 2016.
FILOCOMO, M.; ZAMAI, C. A.; RODRIGUES, Alan A. Qualidade de vida, diversidade, sustentabilidade. Jundiaí, Paco, 2015. 436p.
OLIVEIRA, F. N. de; ZAMAI, C. A. Perfil da saúde de colaboradores das áreas administrativa e saúde da Unicamp: Análise longitudinal dos resultados. IV Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G. 2021.
ZAMAI, C. A. Impacto das atividades físicas nos indicadores de saúde de sujeitos adultos: programa mexa-se. 2009. 169 p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas: 2009.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Carlos Aparecido Zamai, Vívian Santos Xavier Silva