Banner Portal
Fusão dos bancos de tecidos musculoesqueléticos e oculares do HC UNICAMP: redução de custos com otimização de recursos, processos e pessoas
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Sistema de gestão da qualidade
Otimização de processos
Banco de multitecidos humanos

Categorias

Como Citar

FREITAS FILHO, Luiz Henrique de; NEVES, Cristina de Carvalho Silva; SILVA, Nilcilene Pinheiro; CAMPOS, Gustavo Constantino de. Fusão dos bancos de tecidos musculoesqueléticos e oculares do HC UNICAMP: redução de custos com otimização de recursos, processos e pessoas. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240010, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11133. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11133. Acesso em: 26 jan. 2026.

Resumo

Introdução:  A fusão de bancos de tecidos pode ser uma solução estratégica para enfrentar esses desafios, ao otimizar recursos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Em 2022, o Hospital de Clínicas da UNICAMP iniciou a integração dos Bancos de Tecidos Musculoesqueléticos (BTME) e Oculares (BTOH), com o objetivo de superar as limitações identificadas no Banco de Tecidos Oculares pela Vigilância Sanitária. Objetivo: Este relato objetivou descrever o processo de fusão dos Banco de Tecidos Musculoesqueléticos com o Banco de Tecidos Oculares do HC UNICAMP. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. Foi realizado um planejamento para o processo de fusão, conforme revisão das normas vigentes que tratam das boas práticas em tecidos humanos para uso terapêutico. Ademais, o mapeamento  de processos de risco (MPR) foi utilizado para identificar as similaridades das etapas dos processos entre os bancos e , dessa forma, integrar os procedimentos e otimizar recursos. Resultados: A fusão resultou na criação do Banco de Multitecidos Humanos (BMTH). A infraestrutura moderna, a instalação de equipamentos avançados e a otimização de recursos humanos geraram uma economia anual de R$ 265.608,00. O espaço do BTOH foi reconfigurado para expandir o ambulatório de Oftalmologia, reduzindo a utilização do centro cirúrgico ambulatorial e a fila de espera dos pacientes.  Conclusão: A fusão elevou a qualidade e a segurança em todas as atividades realizadas. O projeto tornou-se um modelo de integração e otimização de recursos. As práticas implementadas podem ser adotadas como referência em outras áreas que enfrentam desafios similares.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 707, de 1 de julho de 2022. Dispõe sobre as boas práticas em tecidos humanos para uso terapêutico. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2022.

CHOU, C. P.; CHOU, S. C.; CHEN, Y. H.; CHEN, Y. H.; LEE, M. S. Status quo of management of the human tissue banks in Taiwan. Cell and Tissue Banking, v. 18, n. 1, p. 69-73, mar. 2017.

CORSI, C. A. C.; ASSUNÇÃO-LUIZ, A. V.; CINTRA, A. S.; ALMEIDA, E. C. Models of quality management systems applied in specialized services for the donation and transplantation of human organs and tissues. Transplantation Proceedings, v. 55, n. 6, p. 1337-1345, 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Luiz Henrique de Freitas Filho, Cristina de Carvalho Silva Neves, Nilcilene Pinheiro Silva, Gustavo Constantino de Campos