Banner Portal
Exposição documental "Cesar Lattes, cientista brasileiro"
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Exposição virtual
Arquivo
Difusão de acervos
Memória institucional

Categorias

Como Citar

MORETTI, Luiza Helena de Almeida Bragion; PICONI, Andressa Cristiani; SANTOS, Janaína Andiara dos; SILVEIRA, Leonardo Schimidt; LIMA, Marcos Laerte Gomes de; BASSO, Rafaela; SOUZA, Rodrigo Lizardi de; MURARI, Telma Maria. Exposição documental "Cesar Lattes, cientista brasileiro". Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240013, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11136. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11136. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: Em 11 de julho de 2024, o físico Cesar Lattes comemoraria o seu centenário. Nessa efeméride, o Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp (AC/SIARQ) elaborou a exposição virtual: “Cesar Lattes, cientista brasileiro”. O acervo pessoal foi doado ao órgão em 2006. É composto por documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e sonoros, a exemplo de correspondências pessoais e oficiais, artigos, anotações de pesquisa, cadernos de campo, fotografias pessoais e de trabalho, certificados e cartas de homenagens, chapas e filmes de emulsão nuclear. Objetivos: A mostra contextualiza algumas de suas contribuições para a consolidação da ciência brasileira e para sua institucionalização dentro das universidades, mais especificamente a Unicamp. Metodologia: A execução do trabalho transcorreu em sinergia entre as diretorias de “Gestão e Preservação de Documentos e Informação” e deTecnologia de Informação” do órgão. O fato de Lattes não ter sistematizado sua trajetória e não ter tido o propósito de construir uma memória da sua atuação desafiou a equipe à prática do método indiciário, como propôs o historiador italiano Carlos Ginzburg. Resultados: Ademais, para além do acervo iconográfico, o ineditismo da exposição residiu em explorar a documentação textual proveniente do titular. A exposição está em centenariocesarlattes.siarq.unicamp.br. Conclusão: O acervo pessoal do físico não retrata a real dimensão de sua atuação profissional. Lattes era avesso a formalidades acadêmicas, mas indícios documentais sinalizam o recebimento de muitas homenagens e condecorações durante a vida.

PDF
PÔSTER

Referências

ANDRADE, Ana Maria Ribeiro de. “A cabeça no cosmo e o coração no Brasil”. Jornal da Unicamp. Universidade Estadual de Campinas. 30 de março a 03 de abril de 2005.

BAILAS, Gabriela. César Lattes: a vida e a obra do físico brasileiro indicado ao Nobel. Revista Superinteressante. Editora Abril. São Paulo, SP. 19 de março de 2021.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

KASSAB, Álvaro. Unicamp recompõe o universo de lattes. Jornal da Unicamp. Campinas: Unicamp, 2006.

KODAMA, Takeshi. Cesar Lattes e a bola de fogo. Revista Ciência & Cultura, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). São Paulo-SP. 2022.

MARQUES, Alfredo (ed.). César Lattes 70 anos: a nova física brasileira. Rio de Janeiro: CBPF, 1994.

PIVETTA, Marcos. O físico que via além. Revista Pesquisa Fapesp. São Paulo-SP: Fapesp, 2024.

VIEIRA, Cássio Leite. Cesar Lattes: nosso herói da era nuclear. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2014. (Coleção FAPERJ Cientistas Fluminenses)

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Luiza Helena de Almeida Bragion Moretti, Andressa Cristiani Piconi, Janaína Andiara dos Santos, Leonardo Schimidt Silveira, Marcos Laerte Gomes de Lima, Rafaela Basso, Rodrigo Lizardi de Souza, Telma Maria Murari