Resumo
Introdução: A hiperglicemia é um diagnóstico frequente na UTI, seu controle deve ser rigoroso para não gerar danos ao paciente. O manejo da bomba de insulina é crucial para o sucesso do tratamento sem causar danos. Objetivo: Elaborar e explanar vídeo educativo a respeitosos cuidados e manejos do protocolo da bomba de insulina. Metodologia: Elaboração de vídeo educativo, realizado pela equipe de enfermagem com foco em melhorar e garantir o manejo adequado da insulinização contínua. Foi proposto para a equipe de enfermagem, utilizar-se de recurso audiovisual para desenvolver uma ação educativa direcionada para a própria equipe de enfermagem da UTI, visando melhorar o conhecimento da equipe de enfermagem a respeito do protocolo institucional de manejo da bomba de insulina, tornar-se mais seguro este procedimento. Resultados: Foi proposto para equipe de enfermagem a realização do vídeo e explanação a respeito do protocolo, publicado na plataforma YouTube, com duração de 2:30 minutos. Sendo realizado a gravação e edição por funcionário da UTI, sem custos. O vídeo pode ser acessado a partir do QR code ao lado. Conclusão: O vídeo educativo é um recurso educativo de fácil acesso, baixo custo e fácil reprodução, favorecendo a disseminação de boas práticas entre as equipes de enfermagem. A capacitação gerada pelo vídeo garante melhoria na execução da insulinização contínua do cliente, resultando em sua maior segurança.
Referências
NOGUEIRA COUTO, Debora, et al. PROTOCOLOS DE MANEJO DE HIPERGLICEMIA EM PACIENTE CRÍTICO E NÃO CRÍTICO EM AMBIENTE
HOSPITALAR.[Bahia]: v. 45, supl. 2, p. 8-23 out./dez. 2021. Disponível em: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3557
ALBIZU PIAS, Patrícia, et al. PROTOCOLO DE INSULINA. Hospital das clínicas Unicamp. Revisão em 2016.
DE ABREU, JCSM; MEDEIROS, RC; JÚNIOR, RF de M.; NETO, JA de L.; GESTER, MYCG Avaliação da acurácia diagnóstica entre glicemia capilar e glicemia venosa no diagnóstico de hiperglicemia hospitalar / Avaliação da acurácia diagnóstica entre glicemia capilar e venosa no diagnóstico de hiperglicemia hospitalar. Revista Brasileira de Revisão de Saúde , [S. l.] , v. 3, pág. 9550–9558, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n3-131. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/48040. Acesso em: 2 fev. 2024.
CARLETI, M.; PAULIN, J. N.; IHONGUES, R. I. P.; CAREGNATO, R. C. A.; BLATT, C. R. Erros de medicação em Unidade de Terapia Intensiva adulto: revisão integrativa: Medication errors in an adult Intensive Care Unit: an integrative review. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 23796–23815, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n6-156. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/55101. Acesso em: 5 feb. 2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Roberta Repulho de Faria, Graziela Maria dos Santos, Jessica Chamorrro Merchon, Geiza Bairral Assis, Angélica Batista de Sousa, Karina Pinheiro Moreira , Luciene Barbosa Bispo Ferreira