Banner Portal
Análise de três ações do time de comunicação para otimizar a padronização da passagem de plantão em hospital universitário
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Comunicação
Segurança do paciente
Análise de boas práticas

Categorias

Como Citar

Análise de três ações do time de comunicação para otimizar a padronização da passagem de plantão em hospital universitário. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240031, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11173. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11173. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: Os riscos de assistência em saúde são uma realidade presente no processo de cuidar, e cabe às equipes intra-hospitalar estabelecer estratégias para garantir a segurança do paciente. As ações de divulgação, capacitação e de treinamento precisam ser constantes e inovadoras, focado na comunicação efetiva. As falhas no processo de passagem de plantão levam a erros de comunicação. Objetivo: Criar meios de conscientização e práticas na melhoria da comunicação efetiva. Metodologia: Em 2024 foram realizadas três ações pelo time de Comunicação efetiva do hospital das clínicas UNICAMP, a serem aplicados nos profissionais (médicos, enfermagem e fisioterapia): elaboração e divulgação de vídeos educativos sobre o uso do SBAR; dinâmica denominada “telefone sem fio”, para  conscientização do uso do SBAR; e auditoria nos setores da passagem de plantão, com um check list para evidenciar o uso do SBAR. Resultados: Os objetivos foram alcançados em relação ao problema, através dos dois vídeos referentes à passagem de plantão, divulgados e repassados aos colaboradores por meios de aplicativos de mensagens, e-mail, protocolos institucionais e dinâmicas. O SBAR está  padronizado como instrumento de transição de cuidados pelo Núcleo de Segurança do Paciente, elaborado pelo Time de Comunicação Efetiva, mas precisa ser adaptada para a categoria médica. Conclusão: Existe a necessidade de melhorar a conscientização dos profissionais e investir em treinamentos e capacitações  sobre o SBAR para a excelência da transição de cuidados. O número reduzido de devolutivas destaca a necessidade de estratégias de melhoria contínua para efetivação do SBAR na instituição pelo time de comunicação efetiva.  

PDF
PÔSTER

Referências

EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES. Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Disponível em: <https://www.gov.br>. Acesso em: 09 jul. 2024.

Müller M, Jürgens J, Redaèlli M, Klingberg K, Hautz WE, Stock S. Impact of the communication and patient hand-off tool SBAR on patient safety: a systematic review. BMJ Open. 2018 Aug 23;8(8):e022202. doi: 10.1136/bmjopen-2018-022202. PMID: 30139905; PMCID: PMC6112409.

IBSP. Segurança do Paciente: Como usar o método SBAR na transição do cuidado. Disponível em: <https://www.ibsp.org.br>. Acesso em: 09 jul. 2024.

Ding Y, Wang G, Chen H, Kang J, Wu Z. Application Effects of SBAR Communication Mode in ICU Nursing Physical Restraint Shift. Altern Ther Health Med. 2022 Sep;28(6):112-117.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Roberta Repulho de Faria, Ligia do Santos Roceto Ratti, Fabio Ricardo Consoti Paixão, Daniela Nunes de Sousa, Gustavo Bregalda Matos , Erika Fernanda Santos Gastaldi, Gabriela Gomes Torres, Lilian Teixeira Dias Monteiro, Maria Macilene Santos Fonseca, Luciene Barbosa Bispo Ferreira, Milena Antonelli Cohen, Jéssika Suellen da Costa, Maria Jose Brito Monteiro