Banner Portal
IA Generativa para construção de um modelo de cálculo para prospecção de moléculas bioativa
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

IA Generativa
Python
IC50
Descoberta de medicamentos

Categorias

Como Citar

PADOVAM, Alessandra Rodrigues Cardoso; FRANCHI JUNIOR, Gilberto Carlos. IA Generativa para construção de um modelo de cálculo para prospecção de moléculas bioativa. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240032, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11174. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11174. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: A integração entre o conhecimento humano e o uso da Inteligência Artificial (IA) possibilita a agilidade e precisão para rotinas laboratoriais de pesquisa. Objetivo: Determinar a concentração inibitória (IC50)[1] de uma droga experimental por meio de uma curva sigmoide. Metodologia: Utilizamos a IA generativa do Chat GPT[2] para auxiliar na criação de uma rotina automatizada em Python, que realiza a leitura de arquivos XLS gerados pela leitora de ELISA. Em laboratório, os experimentos foram conduzidos em placas de 96 poços (12 colunas x 8 linhas). A cada 3 colunas foram depositados diferentes tipos de células cancerígenas compondo 4 conjuntos. Em linha, foram combinadas diferentes concentrações de drogas, sendo a última o controle. Após 48 horas de contato com a droga, as células foram submetidas a ensaio colorimétrico revelando absorbâncias em relação às diferentes concentrações da droga. O código Python, converte os valores em porcentagem de inibição em relação ao controle, gera três curvas sigmoides e calcula o IC50 de cada curva, a média e desvio padrão relacionadas ao tipo celular. A partir dos valores de IC50 calculados, gera 4 gráficos relativos a cada tipo de célula e uma tabela com os resultados. Resultados: Desenvolvimento rápido de rotina uma estável que substitui cálculos em softwares onerosos e trabalhosos para obter o IC50. Conclusão: Os códigos apresentados pelo GPT foram adaptados por especialistas com conhecimento prévio sobre programação e  contexto farmacológico, resultando em um produto replicável para laboratórios que utilizam o IC50 como métrica de ensaios com drogas.

PDF
PÔSTER

Referências

Arokia Femina, T et al. Non-uniformity in in vitro drug-induced cytotoxicity as evidenced by differences in IC50 values - implications and way forward. Journal of pharmacological and toxicological methods vol. 119 (2023): 107238. doi:10.1016/j.vascn.2022.107238

CAMPESATO, Oswald. Python 3 and Machine Learning Using ChatGPT / GPT-4. Boston, Estados Unidos: Mercury Learning And Information, 2024. 268 p.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Alessandra Rodrigues Cardoso Padovam, Gilberto Carlos Franchi Junior