Resumo
Introdução: Entre os maiores desafios enfrentados pelas instituições de saúde, destaca-se a necessidade de gerir a demanda de atendimento em UTIa sem o aumento de custos. A capacidade hospitalar está sobrecarregada e liberar leitos para pacientes graves, dentro das UTIs, tornou-se uma realidade. O gerenciamento de leito hospitalar é um processo complexo que envolve o paciente desde a admissão até a alta. Diante da necessidade de informações documentadas, passamos a utilizar o Google Chat como meio de comunicação entre as áreas assistenciais. Objetivo: Realizar a transferência em 60% dos pacientes da UTIa para as enfermarias num tempo inferior a 3 horas até janeiro de 2024. Estabelecer um método de comunicação efetivo. Metodologia: Estudo prático relacionado à vivência do gerenciamento de leitos intra-hospitalares em UTIa, no período de janeiro de 2023 a janeiro de 2024, sendo criados e-mails institucionais com habilitação da ferramenta Google Chat por posto de enfermagem , para registro da solicitação e efetivação da transferência entre setores. Resultados: Com a implantação do projeto utilizando o Google Chat como ferramenta de comunicação encontramos uma redução nos tempos de transferência, atingindo a meta pretendida no objetivo do projeto, onde 65,3% das transferências solicitadas, foram atendidas no tempo inferior a 3 horas, sendo 54,4% dos pacientes transferidos acessaram ao leito em até 02 horas e 10,9% acessaram em até 03 horas. Conclusão: Este fluxo possibilitou uma melhora no giro de leitos entre as UTIs e enfermarias, otimizando o trabalho das equipes, melhorando a comunicação e favorecendo o paciente.
Referências
- Fang Y, Baker NA, Dole J, Roll SC. Quality of Carpal Tunnel Syndrome Patient Education Handouts Available on the Internet: A Systematic Analysis of Content and Design. Arch Phys Med Rehabil. 2022 Feb;103(2):297-304. doi: 10.1016/j.apmr.2021.08.010.
- Fernández-Sánchez, H., Enríquez Hernández, C. B., Fernández, B. F.,et al. E-learning through Google Hangouts: a tool in the teaching-learning process of English. Acta Universitaria. 2019, vol. 29, pp.1-7. doi. http://doi.org/10.15174.au.2019.1746.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Elenita Aparecida de Castro Recco, Paulo Rogerio Julio, Joaquim Antonio Graciano, Luciana Alves Zapparoli, Suelma Sarchi Tanaka