Banner Portal
Gestão de profissionais de enfermagem com restrições assistenciais no Hospital de Clínicas (HC) UNICAMP (Homem Certo no Lugar Certo)
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Saúde ocupacional
Enfermagem
Atestado de saúde ocupacional
Saúde Mental

Categorias

Como Citar

RECCO, Elenita Aparecida de Castro; JULIO, Paulo Rogerio; GRACIANO, Joaquim Antonio; CAMPOS, Ângela Gomes de. Gestão de profissionais de enfermagem com restrições assistenciais no Hospital de Clínicas (HC) UNICAMP (Homem Certo no Lugar Certo). Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240037, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11183. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11183. Acesso em: 9 dez. 2025.

Resumo

Introdução: A relação do homem e seu trabalho tem passado por várias  alterações, tornando-se cada vez mais complexas. Os trabalhadores de enfermagem que  prestam assistência ao paciente, diariamente  são expostos a riscos laborais, causados por fatores biológicos, químicos, físicos, ergonômicos e psicossociais, podendo levar a doenças ocupacionais. Tanto a elevada prevalência de distúrbios psicológicos quanto o aumento de profissionais com laudos restritivos para o trabalho demonstram um problema de saúde ocupacional. No HC o maior contingente de trabalhadores são da enfermagem, sendo 1570 profissionais. Em julho de 2023 o número de profissionais com laudos restritivos totalizaram  193, destes 56 com laudos de saúde mental, que não podem prestar assistência direta ao paciente Objetivo: Atender ao laudo de restrição dos funcionários da equipe de enfermagem emitidos pelo Departamento de Saúde Ocupacional e Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho. Adequação e otimização dos funcionários com restrições de saúde mental. Metodologia: A fonte dos dados foi gerada pela apresentação do Atestado de Saúde ocupacional pelo profissional, sendo coletado os dados referentes ao descrito no mesmo, como histórico médico, resultados de exames, diagnósticos e laudo com ou sem restrições ao trabalho e a necessidade de readequação dos mesmos.  Resultados: Adequados 08 enfermeiros e 48 técnicos de enfermagem atendendo às restrições  de saúde mental determinadas. Redução do absenteísmo dos profissionais com laudos de saúde mental que foram realocados. Economia relacionada a contração de novos profissionais de enfermagem. Conclusão: Cumprimento dos laudos de restrição e melhoria na qualidade de vida dos profissionais de enfermagem.

PDF
PÔSTER

Referências

MARZIALE, M. H. P.; CARVALHO, E. C. de; FERRAZ, A. E. P.; ENOKI, H. Saúde ocupacional e enfermagem: algumas considerações. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 40, n. 1, p. 43–48, 1987. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71671987000100008. Acesso em: [data de acesso].

SILVA, N. L.; BUENO, A. C. V.; ARAUJO, M. A. S. Desafios enfrentados pelo enfermeiro na atuação em saúde do trabalhador. Revista Universo, v. 3, n. 1, p. 137-150, 2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Elenita Aparecida de Castro Recco, Paulo Rogerio Julio, Joaquim Antonio Graciano, Ângela Gomes de Campos