Banner Portal
Avanços em laboratórios multiusuários e gerenciamento de dados na pesquisa científica universitária
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

pesquisa
gestão
modelos de laboratórios multiusuários
networking
parcerias
aproveitamento de recursos

Categorias

Como Citar

LAZARIM, Mariana Piovezan Fugolin. Avanços em laboratórios multiusuários e gerenciamento de dados na pesquisa científica universitária. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240039, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11186. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11186. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: Universidades americanas, como a Oregon Health & Science University, estão adotando laboratórios multiusuários para promover colaboração eotimização de recursos. A OHSU transformou dois laboratórios do Departamento de Odontologia em centros distintos, "Biomaterial Synthesis and Characterization Core" e "Knight Cancer Precision Biofabrication Hub", demonstrando flexibilidade nas operações e gestão. Objetivo: O estágio presencial na Oregon Health & Science University visa analisar os modelos de laboratórios multiusuários "Biomaterial Synthesis and Characterization Core" e "Knight Cancer Precision Biofabrication Hub". O objetivo é avaliar critérios de seleção, vantagens e desvantagens, habilidades de gerenciamento necessárias e a estrutura para uma operação eficiente de cada modelo. Metodologia: O estágio na Oregon Health & Science University focou na análise de laboratórios multiusuários e na plataforma "eLab Journal Electronic Lab Notebook". As atividades incluíram reuniões com pesquisadores, observação prática, construção de uma rede de contatos, imersão na plataforma, documentação dos resultados e apresentação das propostas à Comissão de Pesquisa da FOP/UNICAMP. Resultados: Os dados coletados no estágio foram essenciais para uma apresentação à Comissão de Pesquisa da FOP/UNICAMP, visando desenvolver propostas para a implementação de laboratórios multiusuários. Espera-se que essas propostas não apenas contribuam para a unidade, mas também sirvam de referência para outras instituições interessadas em iniciativas similares. Conclusão: O estágio forneceu subsídios valiosos para formular propostas embasadas em conhecimento sólido e experiência prática, assegurando decisões informadas sobre a implantação de laboratórios multiusuários na FOP/UNICAMP. A experiência adquirida na OHSU contribuirá significativamente para o sucesso da implementação e a evolução das capacidades de pesquisa na instituição.

PDF
PÔSTER

Referências

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo:

Atlas, 2010.

SCHMITZ, A. L. F.; BERNARDES, J. F. Atitudes empreendedoras e desafios da gestão universitária. 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/. Acesso em: 05 de ago 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Mariana Piovezan Fugolin Lazarim Lazarim