Resumo
Introdução: O presente trabalho é fruto de um processo de 1 ano e 8 meses dedicado à higienização, processamento técnico, formulação de arranjo e inventário, descrição, preservação e acondicionamento do Fundo Andrea Maria Altino de Campos Loparic. O acervo conta com mais de 3.000 itens textuais, bibliográficos, iconográficos e digitais. A titular do fundo, Andrea Loparic, foi professora de diversas universidades brasileiras, lecionando por muitos anos na UNICAMP na área de Lógica. Ainda, tem uma trajetória importante dentro de movimentos sociais como a Juventude Universitária Católica e a Ação Popular. Objetivo: Este trabalho visa se debruçar sobre o processo de organização e desenvolvimento do inventário do fundo, assim como divulgar a trajetória científica e militante da titular, a fim de auxiliar em posteriores pesquisas sobre a temática de lógica e movimentos sociais. Metodologia: Cada desenvolvimento de arranjo é único, pois reflete a trajetória de seu titular. Deste modo, o trabalho realizado buscou remontar por meio dos documentos as diferentes áreas de dedicação de Andrea, sempre respeitando e seguindo as regras gerais da NOBRADE e ISAD-G. Resultados: O trabalho resultou na organização completa do arranjo documental, na descrição detalhada da maioria dos itens e na disponibilização dos documentos em nossa plataforma digital, garantindo o acesso público e gratuito para pesquisadores interessados. Conclusão: Todo o processo de trabalho é destinado à preservação da memória científica de grandes pesquisadores e pensadores, o presente trabalho é, portanto, crucial para esse objetivo, tornando o fundo pesquisável e acessível a toda comunidade acadêmica e não-acadêmica.
Referências
ABRAHÃO, Eliane Morelli. Uma descoberta inesperada. Ciência Hoje, v.35, n.209, pp.75-77, outubro 2004.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. FGV editora, 2004.
CONSELHO Nacional de Arquivos (CONARQ). Diretrizes gerais para a construção de “websites” de instituições arquivísticas. Conarq, dezembro 2000.
FREITAS, Sônia Maria de. História Oral. Possibilidades e procedimentos. São Paulo: Humanitas, Imprensa Oficial SP, 2002.
HISTÓRIA da Ciência no Brasil. Acervo de depoimentos. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, FINEP, 1984. Apresentação de Simon Schwartzman.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5.ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Marina Ribeiro Romero, Eliane Morelli Abrahão, Jhenifer Aparecida Miranda de Souza Silva, Layla Freire Nicolau, Luiza Emanuel Ferreira Trevenzoli, Luiza Paulino Ribeiro da Silva, Maria Eduarda Silva Alves