Resumo
Introdução: Os assistentes sociais das Unidades de Atendimento Ambulatorial e de Internação do Setor de Obstetrícia CAISM utilizam, como instrumental de trabalho, reuniões presenciais para discussões das situações das gestantes que apresentam vulnerabilidade social e conflitos sociofamiliares, para a transferência de cuidados na perspectiva de seguimento e garantia de direitos. Em 2024, a equipe de Serviço Social da obstetrícia observou a necessidade de realizar discussões sistemáticas das situações das gestantes que apresentam grande vulnerabilidade social e/ou em que há risco social iminente durante o pré-natal para garantir organização da equipe na perspectiva de garantia de direitos do binômio no momento da internação para resolução do parto. Objetivo: Organizar reuniões sistemáticas presenciais com a presença das assistentes sociais do setor de obstetrícia para alinhamento das intervenções anteriores às altas hospitalares. Metodologia: No segundo semestre de 2024, foram realizadas 4 reuniões com a presença de 6 profissionais e discussão de 21 casos. Resultados: Após as reuniões, 10 gestantes foram internadas no Hospital e, considerando a discussão técnica ocorrida anteriormente, as altas hospitalares ocorreram de forma mais segura, responsável e rápida, o que evitou a superlotação dos leitos e também otimizou o tempo e recursos humanos e materiais despendidos pelo CAISM. Conclusão: Observou-se que as reuniões realizadas entre as assistentes sociais da obstetrícia possibilitaram a programação de atendimentos sociais mais adequados à realidade de cada gestante, o que impactou diretamente na garantia da alta hospitalar segura, de acordo com os princípios do SUS, principalmente na defesa da integralidade em saúde da mulher.
Referências
BRASIL. LEI Nº 8.080. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 1990. Disponível em: https://encurtador.com.br/63sOs. Acesso em: 17 de setembro de 2024.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Portaria que define a estrutura e os objetivos do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher. 1991. Disponível em: https://encurtador.com.br/iepDt. Acesso em: 17 de setembro de 2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Oriana Harumi de Lima Tanaka, Marielle Cristina Ribeiro de Carvalho, Maria Heloisa Rodrigues Roza Genghini, Bárbara Regina Daolio, Andria Cleia Alves, Dalva Rossi