Banner Portal
Fontes de informação on-line em estudos clássicos: a importância da integração biblioteca-sala de aula para a capacitação em pesquisa
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Competência em informação
Estudos clássicos
Fontes de informação

Categorias

Como Citar

NOCERA, Tiago Pereira; SILVA, Ana Lúcia Siqueira; ARAUJO, Dionary Crispim de; CUSTODIO, Crisllene Queiroz. Fontes de informação on-line em estudos clássicos: a importância da integração biblioteca-sala de aula para a capacitação em pesquisa. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240047, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11197. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11197. Acesso em: 28 jan. 2026.

Resumo

Introdução: O processo de pesquisa é desafio para os estudantes de graduação: estes precisam obter competências que os possibilitem utilizar fontes de informação apropriadas para a busca acadêmica. Pesquisas apontam que estudantes consultam o google com um tema de pesquisa¹ sem conhecer o real valor da pesquisa em bases de dados científicas. A Biblioteca Antonio Candido/IEL oferece a capacitação “Fontes de Informação on-line em Estudos Clássicos, ação que capacita os graduandos a identificar e utilizar fontes apropriadas para pesquisa. Objetivo: Relata-se como esta capacitação beneficia o processo de ensino-aprendizagem e maior utilização dos recursos eletrônicos disponibilizados pela UNICAMP. Metodologia: A capacitação desenvolve nos participantes competências alinhadas à Competência em Informação², uma forma expandida de educação do usuário que permite aos participantes apreciar e navegar nas fontes de conhecimento registrado que as bibliotecas oferecem³. As formações são requisitadas pela docência e ministradas em horário de aula. Resultados: O aumento do número de acessos, comparando-se os anos de 2022 e 2023, em 4 das 5 bases de dados com conteúdo especializado para a área(L´Année Philologique, Thesaurus Linguae Latinae (TLL), Thesaurus Linguae Graeca TLG e Eighteenth Century Collections Online) indica que a capacitação pode estimular a utilização destas bases. Conclusão: Inserir esta formação integrada ao currículo acadêmico, como realizada pelo corpo docente da área de Estudos Clássicos é salutar para o desenvolvimento dos estudantes. Outras linhas de pesquisa, bem como outras bibliotecas que realizam capacitações de teor similar, podem se beneficiar desta estratégia para aumentar a efetividade de suas ações.

PDF
PÔSTER

Referências

STELLWAGEN, Qing H.; ROWLEY, Kathy L.; OTTO, Justin. Flip this class: maximizing student learning in information literacy skills in the composition classroom through instructor and librarian collaboration. Journal of Library Administration, London, v. 62, n. 6, p. 731–752, 2022.

ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Referencial da literacia da informação para o ensino superior. Lisboa: BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, 2022. Disponível em: https://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/. Acesso em: 13 set. 2024.

BAWDEN, David. Information and digital literacies: a review of concepts. Journal of Documentation, Bingley, v. 57, n. 2, p. 218–259, 2001.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Tiago Pereira Nocera, Ana Lúcia Siqueira Silva, Dionary Crispim de Araujo, Crisllene Queiroz Custodio