Banner Portal
Desenvolvimento de material educativo sobre as boas práticas de higiene no setor da rouparia hospitalar
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Infecção hospitalar
Enxoval
Lavanderia

Categorias

Como Citar

FAGNANI, Renata et al. Desenvolvimento de material educativo sobre as boas práticas de higiene no setor da rouparia hospitalar. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240054, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11210. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11210. Acesso em: 9 dez. 2025.

Resumo

Introdução: O Setor de Rouparia (SR) realiza a parte operacional de recebimento, coleta, pesagem, separação e distribuição do enxoval para o hospital. Para evitar a disseminação de agentes infecciosos para colaboradores, pacientes e acompanhantes, o enxoval precisa estar em perfeitas condições de higiene. Por tanto, é fundamental normatizar as ações e capacitar a equipe do SR com relação às boas práticas de higiene, uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI);  e orientação dos sinais de alerta de possíveis doenças infecciosas que possam ser transmitidas aos colegas, ambiente e enxoval manuseado. Objetivo: Qualificar a equipe do SR para minimizar a possibilidade de contaminação microbiológica do enxoval hospitalar e consequente disseminação de microrganismos infecciosos. Metodologia: O serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em conjunto com o Setor de Hotelaria Hospitalar (SHOT), pontuou as informações necessárias para qualificação dos trabalhadores do SR; e com auxílio da plataforma de design e comunicação visual CANVA, módulo gratuito online, desenvolveu material em linguagem acessível para os trabalhadores.  Resultados: O material aborda os tópicos: os momentos de higiene das mãos, quando e quais EPIs devem ser utilizados, a proibição do consumo de alimentos e bebidas fora das copas e a necessidade de comunicar o superior imediato frente a presença de sinais e sintomas que possam ser indicativos de doenças infecciosas. Conclusão: A equipe do SR recebeu informação padronizada em formato acessível, que assegurou o entendimento das diretrizes que visam minimizar a disseminação de microrganismos infecciosos ao enxoval hospitalar e aos demais colegas de trabalho.

PDF
PÔSTER

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Processamento de roupas de serviços de saúde: prevenção e controle de riscos.

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/041207_1_processamento.pdf

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Renata Fagnani, Fayola Oron Pinheiro de Oliveira, Gledson Moreira Kawasaki , Rosyane Narumi Ito, Claudete Aparecida Branco Bezerra, Tiago Cristiano de Lima, Eliane Molina Psaltikids, Luis Felipe Bachur, Luis Gustavo de Oliveira Cardoso, Thais Cristina Faria Pacheco, Mariângela Ribeiro Resende