Banner Portal
A importância da humanização aos familiares em sala de espera de unidade cirúrgica : relato de experiência
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Enfermagem de centro cirúrgico
Enfermagem perioperatória
Segurança do paciente

Categorias

Como Citar

A importância da humanização aos familiares em sala de espera de unidade cirúrgica : relato de experiência . SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240058, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11215. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11215. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: O ambiente cirúrgico remete, ansiedade, medo, angústia aos familiares na sala de espera da unidade Cirúrgica, cabe a equipe de enfermagem estabelecer e garantir estratégias para suavizar esses sentimentos¹. O programa “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, é um desafio global que tem como objetivo aumentar os padrões de qualidade da assistência cirúrgica em serviços de saúde de todo o mundo². Objetivo: Apresentar a experiência profissional na execução da humanização durante a permanência dos familiares na sala de espera da Unidade Cirúrgica do Hospital Universitário . Metodologia: Após uma observação realizada junto aos familiares na sala de espera, foi elaborado cronograma de horários para informações sobre os pacientes cirúrgicos, que de 2h em 2h o enfermeiro realiza e transmite as informações para os familiares, na entrada do paciente na sala pré-operatória enfatiza as informações e orientações do processo de informações e  encaminhamos para a sala de espera da Unidade Cirúrgica, antes da alta do paciente para a unidade de origem, comunicamos os familiares para acompanhá-los junto aos profissionais que realizarão o transporte e transferência de cuidado ao paciente. Resultados: Este processo favorece tranquilidade e entrosamento com os familiares, bem como envolver toda equipe multiprofissional, facilita e minimiza falhas no processo e, assim, proporciona mais segurança ao paciente e conforto aos familiares. Observa-se nas atitudes resultados eficazes para apoiar o clima organizacional da instituição. Conclusão: A humanização é claramente notada por proporcionar tranquilidade e permite que estratégias sejam elaboradas de forma contínua para maior visibilidade da assistência de qualidade no Centro Cirúrgico.

PDF
PÔSTER

Referências

BERMUTDEZ, José et al. Analisis interactiva de los receiores de ansiedad: processos cognitivos y medicaciones. Revista de Psicologia Geral y Aplicada, Buenos Aires, 40(20:209-20, 2015.

World Health Organization. Word Alliance for Patient Safety. Guidelines Safe

Surgery. 2008. Available from:

www.who.int/patientsafety/safesurgery/knowledge_base/SSSL_Brochure_final

Jun08.pdf.

Use o MORE (Mecanismo Online para Referências) para organizar suas Referências (segundo a ABNT 6023/2018). Clique aqui.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maria Macilene Santos Fonseca Sotana, Viviane lemes Martinhão, Sedyna Lomi Tamura Tengan, Alexandre Oliveira da Silva