Resumo
Introdução: A Biblioteca Antonio Candido é o principal suporte acadêmico da pesquisa e do ensino desenvolvidos no IEL, onde se realizam a maioria das atividades didáticas voltadas para a pesquisa básica. Os espaços didáticos enumeram-se em: Acervo de Referência; Sala de Pesquisa Bibliográfica em Recursos Eletrônicos e Sala de Sarau. Nas últimas décadas, a Biblioteca enfrentou desafios significativos, incluindo um incêndio em 2013 e, também, o desgaste natural afetou mobiliários e equipamentos, sendo crucial revitalizar os ambientes da Biblioteca onde ocorrem aulas práticas. Objetivo: Melhorar a infraestrutura e o ambiente de estudo da biblioteca, proporcionando um espaço mais adequado e funcional para o apoio às aulas práticas dos cursos de graduação do IEL. Metodologia: A revitalização foi mediante contemplação no EDITAL ALEGRA 2024/2026 da PRP/Unicamp e está em andamento (previsão de término: dezembro/2025), consistindo em: aquisição de Armário expositor; Cortinas persianas; Aparelho SMART TV; reforma de cadeiras; Aquisição de estante deslizantes; troca de portas; e aplicação de lombadas literárias na escadaria. Resultados: Espaços lógicos e funcionais tornam o ambiente eficiente, permitindo melhor aproveitamento e otimização dos acervos; a melhoria no acesso aos espaços garante a segurança dos alunos e cria um ambiente inspirador motivando a criatividade e o pensamento crítico. Conforto e ergonomia tornam o ambiente mais agradável, favorecendo a concentração e produtividade dos alunos e promovendo o bem-estar físico e mental, impactando positivamente o ensino. Conclusão: Espaços equipados e organizados contribuem para qualidade das aulas práticas, refletindo o compromisso em oferecer um ambiente de excelência para o ensino.
Referências
CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em Arquivos e Bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial, 2000. 70p.
CASSARES, Norma Ciaflone; PETRELLA, Yara Lígia Mello Moreira. Influência da radiação de luz sobre acervos museológicos. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v. 8/9. p. 177-192 (2000-2001). Editado em 2003.
LUCCAS, Lucy; SERIPIERRI, Dione. Conservar para não restaurar: uma proposta para preservação de documentos em Bibliotecas. Brasília: Thesaurus, 1995. 128p.
OGDEN, Sherelyn (ed.). Armazenagem e Manuseio. 2.ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. 2001. 49p. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2022.
RECOMENDAÇÕES para construção de arquivos. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Arquivos, 2000. 26p.
Spinelli Junior, Jayme (ed.). Biblioteca Nacional : plano de gerenciamento de riscos : salvaguarda & emergência. Ed. rev. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010. 99p. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasgerais/drg_plano_risco_por/drg_plano_risco_por.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2022.
TRINKLEY, M. Considerações sobre preservação na construção e reforma de Bibliotecas: planejamento para preservação. 2.ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001. 116p. Tradução de: “ Preservation concerns in construction and remodeling of libraries: planning for preservation”.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Crisllene Queiroz Custodio