Banner Portal
Revitalização dos espaços didáticos da Biblioteca Antonio Candido no apoio ao ensino de graduação do IEL
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Biblioteca Antonio Candido
Instituto de Estudos da Linguagem
Ambiente de sala de aula
Didática (Ensino superior)

Categorias

Como Citar

CUSTODIO, Crisllene Queiroz. Revitalização dos espaços didáticos da Biblioteca Antonio Candido no apoio ao ensino de graduação do IEL. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240062, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11220. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11220. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: A Biblioteca Antonio Candido é o principal suporte acadêmico da pesquisa e do ensino desenvolvidos no IEL, onde se realizam a maioria das atividades didáticas voltadas para a pesquisa básica. Os espaços didáticos enumeram-se em: Acervo de Referência; Sala de Pesquisa Bibliográfica em Recursos Eletrônicos e Sala de Sarau. Nas últimas décadas, a Biblioteca enfrentou desafios significativos, incluindo um incêndio em 2013 e, também, o desgaste natural afetou mobiliários e equipamentos, sendo crucial revitalizar os ambientes da Biblioteca onde ocorrem aulas práticas. Objetivo: Melhorar a infraestrutura e o ambiente de estudo da biblioteca, proporcionando um espaço mais adequado e funcional para o apoio às aulas práticas dos cursos de graduação do IEL. Metodologia: A revitalização foi mediante contemplação no EDITAL ALEGRA 2024/2026 da PRP/Unicamp e está em andamento (previsão de término: dezembro/2025), consistindo em: aquisição de Armário expositor; Cortinas persianas; Aparelho SMART TV; reforma de cadeiras; Aquisição de estante deslizantes; troca de portas; e aplicação de lombadas literárias na escadaria. Resultados: Espaços lógicos e funcionais tornam o ambiente eficiente, permitindo melhor aproveitamento e otimização dos acervos; a melhoria no acesso aos espaços garante a segurança dos alunos e cria um ambiente inspirador motivando a criatividade e o pensamento crítico. Conforto e ergonomia tornam o ambiente mais agradável, favorecendo a concentração e produtividade dos alunos e promovendo o bem-estar físico e mental, impactando positivamente o ensino. Conclusão: Espaços equipados e organizados contribuem para qualidade das aulas práticas, refletindo o compromisso em oferecer um ambiente de excelência para o ensino.

PDF
PÔSTER

Referências

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em Arquivos e Bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial, 2000. 70p.

CASSARES, Norma Ciaflone; PETRELLA, Yara Lígia Mello Moreira. Influência da radiação de luz sobre acervos museológicos. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v. 8/9. p. 177-192 (2000-2001). Editado em 2003.

LUCCAS, Lucy; SERIPIERRI, Dione. Conservar para não restaurar: uma proposta para preservação de documentos em Bibliotecas. Brasília: Thesaurus, 1995. 128p.

OGDEN, Sherelyn (ed.). Armazenagem e Manuseio. 2.ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. 2001. 49p. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2022.

RECOMENDAÇÕES para construção de arquivos. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Arquivos, 2000. 26p.

Spinelli Junior, Jayme (ed.). Biblioteca Nacional : plano de gerenciamento de riscos : salvaguarda & emergência. Ed. rev. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010. 99p. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasgerais/drg_plano_risco_por/drg_plano_risco_por.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2022.

TRINKLEY, M. Considerações sobre preservação na construção e reforma de Bibliotecas: planejamento para preservação. 2.ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001. 116p. Tradução de: “ Preservation concerns in construction and remodeling of libraries: planning for preservation”.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Crisllene Queiroz Custodio