Banner Portal
RadSchool: conscientização e ensino de radioatividade através de extensão universitária
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Radioatividade
Ensino
Pensamento Crítico
RadSchool
JigSaw

Categorias

Como Citar

FILHO, Arnaldo Luis Lixandrão; PORTO, Letícia Altina de Souza; GUEDES, Sandro. RadSchool: conscientização e ensino de radioatividade através de extensão universitária. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240065, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11224. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11224. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: O projeto RadSchool visa conscientizar a população sobre os conceitos de radioatividade, abordando temas como usinas nucleares, exames médicos e tratamentos. A radioatividade tem muitas aplicações benéficas, especialmente na medicina, salvando milhões de vidas anualmente. Objetivo: O objetivo do projeto é fornecer material complementar para professores e alunos do ensino médio, permitindo uma discussão crítica sobre conceitos de radioatividade e física nuclear. Além disso, visa capacitar professores de escolas públicas e realizar oficinas nessas instituições. Metodologia: O projeto utiliza metodologias ativas, como gamificação e JigSaw, para ensinar física através de um projeto de extensão universitária que envolve alunos de graduação. O conteúdo interativo é divulgado por meio de sites e redes sociais, visando alcançar o maior número possível de pessoas. Resultados: Até o momento, o projeto impactou mais de 2000 pessoas, incluindo as mais de 900 que participaram da última edição da Unicamp de Portas Abertas. Foram elaborados artigos científicos, material didático eletrônico e um simulador Geiger online. Além disso, foram oferecidas disciplinas de extensão e realizadas oficinas em escolas públicas. Conclusão: O projeto RadSchool tem se mostrado eficaz na promoção da conscientização sobre a radioatividade, aproximando o público da Universidade e desmistificando preconceitos. A expansão do projeto para outras áreas e a formação complementar de professores são passos importantes para seu sucesso contínuo.

PDF
PÔSTER

Referências

FERNANDEZ, J. V. M. et al. Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210295, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0295

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Arnaldo Luis Lixandrão Filho, Letícia Altina de Souza Porto, Sandro Guedes