Banner Portal
Validação da técnica de PCR em tempo real para melhoria no diagnóstico da doença de Chagas
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Diagnóstico
Microscopia
Doença de Chagas
PCR em tempo real

Categorias

Como Citar

Validação da técnica de PCR em tempo real para melhoria no diagnóstico da doença de Chagas. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240069, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11231. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11231. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: O diagnóstico tradicional da doença de Chagas se dá por métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro. Recentemente, o diagnóstico no HC foi realizado exclusivamente por microscopia direta. Na fase crônica da doença, o uso desses métodos é pouco confiável, devido à baixa parasitemia. Objetivo: Implementar novo método diagnóstico da doença de Chagas, tendo como meta aumentar a sensibilidade e especificidade na detecção do Trypanosoma cruzi. Metodologia: Para a validação do diagnóstico molecular da doença, utilizamos o Kit Biomol Chagas (IBMP). O teste consiste na técnica da reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR). O Kit utilizado permite a identificação do T.cruzi, através da detecção do seu DNA satélite, além de um controle interno de amplificação. Resultados: A validação foi realizada comparando 21 amostras com diagnóstico conhecido utilizando o diagnóstico molecular e a microscopia direta. Obteve-se 100% de correlação entre os resultados. Após a validação, iniciou-se a análise das amostras de rotina. Foram comparados 10 pacientes, onde 3 apresentaram resultado positivo na PCR, enquanto a microscopia não visualizou estruturas. Conclusão: A microscopia direta, tem baixa sensibilidade. Em contraste, o diagnóstico por qPCR, mostrou-se mais rápido e preciso. Apresentando melhor sensibilidade na fase crônica. Além disso, é o único exame capaz de detectar a doença na fase aguda. Este projeto representa um avanço significativo no diagnóstico da doença de Chagas, com o potencial de transformar a prática clínica e melhorar o cuidado com os pacientes.

PDF
PÔSTER

Referências

https://encurtador.com.br/EklXZ

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Emerson Salvador de Souza França, Kamila Cristina Silva Krywacz, Fabiana Bazaga Borges, José Luiz Rosenberis Cunha Junior, Daniela Maira Cardozo