Resumo
Introdução: A Biblioteca Octavio Ianni recebe com frequência a doação de coleções de livros, em estados variados de conservação. Poeira e fungos são prejudiciais não somente aos livros, mas para a saúde do pessoal que os manuseia. A Biblioteca possui um espaço para conservação e preservação, com alguns equipamentos, que encontrava-se pouco utilizado por falta de pessoal especializado. Com a chegada deste profissional, foi possível tornar essa sala novamente funcional. Objetivo: Gerar protocolo de higienização para recebimento de obras, usando a coleção Marcos Lutz como experimento. Metodologia: Visitas técnicas a 3 setores da Universidade que possuem serviços de conservação: AEL, BORA e IMECC. Junto à BORA conseguimos o empréstimo do aspirador Vivenso, adequado para livros. Resultados: Foi desenvolvido protocolo para dois colaboradores, um usando o aspirador, e o outro a mesa de higienização. O EPI mínimo para as atividades é: máscara PFF2, luvas vinílicas e jaleco de manga longa. Com o aspirador Vivenso é feita a higienização externa do material. É utilizado um carrinho de livros como etapa intermediária entre as duas estações de trabalho. Na mesa de higienização as obras são arejadas, e verifica-se sinais de contaminação. Se possível, utiliza-se álcool com pano descartável para limpar as capas, e pincéis para remover quaisquer outras sujidades. As obras então são liberadas para o processamento técnico. Conclusão: O protocolo é funcional mas depende do aspirador. Com o sucesso deste projeto, pretende-se otimizar o uso da sala de Conservação e Preservação para outros tratamentos das coleções da biblioteca.
Referências
FUNDAÇÃO VITAE (Brasil). Museums Libraries And Archives Council.. Conservação de Coleções. 9. ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2005. 224 p. (Museologia: Roteiros Práticos).
GOMES, Sônia de Conti; MOTTA, Rosemary Tofani. Técnicas alternativas de conservação: recuperação de livros, revistas, folhetos e mapas. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 1997. 108 p.
HAZEN, Dan; ATKINSON, Ross W.; CHILD, Margaret; MILEVSKI, Robert J.; NAINIS, Linda. Planejamento de preservação e gerenciamento de programas. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 2001. 58 p.
RESOURCE. Parâmetros para a conservação de acervos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
SPINELLI JUNIOR, Jayme. A conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1997.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Adriana de Araujo Neitzel, Sandro Barbosa do Carmo