Resumo
Introdução: Na Faculdade de Ciências Médicas, a adequação dos espaços é fundamental para garantir a melhoria no fluxo dos trabalhos promovendo um ambiente colaborativo. Com o aumento contínuo das demandas por reformas e melhorias nos ambientes, a equipe de Manutenção e Serviços Auxiliares percebeu a necessidade de aprimorar o atendimento a essas demandas. Objetivo: Implementar um processo de trabalho estruturado, definindo etapas e sincronizando as diversas atividades envolvidas nas reformas. Este processo busca assegurar uma execução contínua e organizada das reformas, com metas e prazos definidos para cada etapa. O intuito é garantir que os trabalhos sejam entregues com qualidade e eficiência, atendendo às necessidades da instituição. Metodologia: Desenvolveu-se um estudo para elaborar um processo de trabalho que inclui ações após o recebimento do projeto de reforma. O processo envolve as etapas: visita ao solicitante, levantamento e análise de materiais necessários, pedidos de compras, definição de sequência de ações com prazos e metas, alinhamento com equipe executora e uso de ferramentas de acompanhamento: como diário de obra e vistorias regulares até a entrega final ao solicitante. Resultados: A implementação desse processo possibilitou que as equipes trabalhassem de forma coordenada, seja sequencialmente ou em conjunto, conforme necessário. Isso resultou em uma mobilização mais eficaz e no desenvolvimento bem-sucedido dos trabalhos. Conclusão: A adoção desse novo processo trouxe melhorias significativas, reduzindo o tempo de execução das reformas, evitando interrupções e ajustando o processo de reforma as necessidades da instituição com 32 reformas realizadas entre 2019 e 2023, comprovando a eficácia do sistema.
Referências
Spagnol, Gabriela Salim – Lean na Prática; 1. Ed, Maryland – Global South – 2018.

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