Resumo
Introdução: O Projeto Digitalização da Biblioteca “Conrado Paschoale” foi apresentado para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), através da Direção do Instituto de Geociências, para a digitalização e armazenamento de documentos bibliográficos e cartográficos, visando preservar, armazenar e disponibilizar. Objetivo: Oferecendo uma maior visibilidade, principalmente para o acervo cartográfico – composto por mapas, plantas, fotocarta, fotografias aéreas, imagens de radar e satélites. Ainda, foram selecionados outros documentos, como processos e projetos passados, além de TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso – igualmente antigos. Metodologia: O Instituto contratou uma empresa para se encarregar da digitalização e os documentos em formato A4 foram levados até o escritório desta, já os mapas com formatos maiores permaneceram na biblioteca, que contratou um scanner e recursos humanos para a realização deste processo. Resultado: No total, foram digitalizadas 48.297 imagens. Conclusão: Os arquivos digitalizados foram entregues em PDF para serem armazenados e disponibilizados na Biblioteca Digital da Unicamp, no qual, diariamente, são indexadas as imagens da Coleção Cartográfica para toda a comunidade interna e externa da Universidade.
Referências
ARQUIVÍSITICA: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. Organização de Vanderlei Batista dos Santos, Humberto Celeste Innarelli, Renato Tarciso Barbosa de Sousa. 3.ed. Brasília, DF: Editora SENAC, 2009. 223 p.
BIBLIOTECAS digitais: saberes e práticas. Organização de Carlos Henrique Marcondes. 2.ed. Salvador, BA; Brasília, DF : Editora da Universidade Federal da Bahia: IBICT, 2006. 336 p.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Fabiana Benine, Marta dos Santos