Banner Portal
Campanha “Acerto no alvo”: iniciativa do time de prevenção de lesão por pressão para otimização de diagnósticos e promoção de prevenção
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Lesão por pressão
Segurança do paciente
prevenção em saúde

Categorias

Como Citar

MERCHON, Jéssica Chamorro; BULGARELI, Andreia Afaz; FALCIONI, Carolina Akmiy Schiezaro; OLIVEIRA , Amanda Daniela Lima Leite de; FAEZ, Daniela Cristina dos Santos; ASSIS, Geiza Bairral; OLIVEIRA, Anderson Aguilar de; RINALDI, Karla Carolina Mudo; SANTOS, Maria Tassiane Lima. Campanha “Acerto no alvo”: iniciativa do time de prevenção de lesão por pressão para otimização de diagnósticos e promoção de prevenção. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240081, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11250. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11250. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Introdução: O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde, orienta a implementação de diretrizes que fortalecem a segurança em todas as instituições de saúde e contempla seis metas a serem atingidas; dentre delas, a prevenção de lesões por pressão (LP). Desde 2019, o Dia Mundial da Segurança do Paciente é promovido pela Organização Mundial da Saúde. Neste ano, abordou o tema "melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente". O foco está na importância de adotar práticas que reduzam erros e elevem a qualidade dos cuidados prestados. Objetivos: Informar e promover a reflexão nos profissionais assistenciais sobre os equívocos no diagnóstico das LP, além de conscientizar sobre a importância de sua prevenção. Metodologia: Realizadas duas atividades lúdicas. A primeira envolveu a criação de um quiz com fotos de 20 lesões, onde os participantes escolhiam entre diferentes alternativas para identificar a etiologia. Na segunda, utilizou-se um jogo de dardos, em que os profissionais inferiam o diagnóstico das lesões ao selecionar uma carta com foto colorida associada à cor do alvo atingido. Ao final, os participantes preencheram um QRcode para concorrer a uma cesta de brindes. Resultados: A ação contou com a participação espontânea de 90 profissionais, sendo 25 enfermeiros, 50 técnicos de enfermagem, 4 médicos e 11 profissionais de outras áreas. Além disso, o quiz foi divulgado nas redes sociais internas do hospital. Conclusão: Constataram-se muitas dúvidas e erros diagnósticos das LP, o que possibilitou discussões internas quanto a classificação das lesões, outros diagnósticos e suas prevenções.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. Ana Freire. Ministério da Saúde (ed.). Diagnóstico Seguro. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/diagnostico-seguro-e-tema-do-dia-mundial-da-seguranca-do-paciente-em-2024#:~:text=Diagn%C3%B3stico%20seguro%20%C3%A9%20tema%20do%20Dia%20Mundial%20da%20Seguran%C3%A7a%20do%20Paciente%20em%202024,-Abordagem%20foca%20na&text=Nesta%20ter%C3%A7a%2Dfeira%20(17),Mundial%20da%20Seguran%C3%A7a%20do%20Paciente. Acesso em: 19 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Jéssica Chamorro Merchon, Andreia Afaz Bulgareli, Carolina Akmy Shiezaro Falcioni, Amanda Daniela Lima Leite de Oliviera , Daniela Cristina dos Santos Faez, Geiza Bairral Assis, Anderson de Aguilar de Oliveira, Karla Carolina Mudo Rinaldi, Maria Tassiane Lima Santos