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Atualização vacinal dos estudantes ingressantes da área da saúde da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
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Palavras-chave

Imunização
Vacinação
Estudantes de Ciências da Saúde

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Como Citar

Atualização vacinal dos estudantes ingressantes da área da saúde da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240087, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11258. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11258. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: A exposição a agentes biológicos é realidade para profissionais e estudantes da saúde. A prevenção, por meio de medidas de biossegurança e um esquema vacinal completo, é fundamental para garantir a segurança desses indivíduos e pacientes. Objetivo: Analisar a situação vacinal dos estudantes ingressantes da área da saúde (EIAS) da UNICAMP; Apresentar os dados das atualizações vacinais realizadas. Metodologia: Estudo descritivo exploratório com dados extraídos de planilhas Excel, referentes à análise das carteiras vacinais (CV) e vacinas realizadas nos EIAS (medicina, enfermagem e fonoaudiologia) de 2015 a 2024.  Resultados: Anualmente o CECOM realiza contato com as secretarias de graduação, solicita a CV dos EIAS e agenda local/data para a atividade. As CVs são avaliadas para previsão de imunobiológicos e insumos. Foi realizada a avaliação vacinal de 1570 EIAS (81%). Medicina foi o curso com maior adesão a atividade (86%) e fonoaudiologia a menor (57%). 2019 foi o ano de maior adesão (90%). Os anos 2021, 2022 e 2023, os que apresentaram menores taxas (70, 71 e 75%), provavelmente associada à suspensão de aulas presenciais na pandemia Covid-19. Esquema incompleto da vacina tríplice viral foi encontrado em 27% dos alunos, 14% necessitaram completar esquema da hepatite B. Foram realizadas 1729 vacinas: 219 hepatite B, 73 dT, 1007 dTpa e 430 SCR. Conclusão: A atualização prévia no início das atividades práticas é uma medida fundamental para a prevenção de doenças imunopreviníveis. Embora a adesão dos alunos tenha sido alta, é preciso que os EIAS se envolvam ainda mais na atividade.

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Referências

Modiano P, Herrero ALO, Silveira AF, Piai RC, Veríssimo VHM, Moreira MLFF, Fabbro N, Pileggi GS. Análise vacinal de estudantes em uma faculdade de medicina. Rev Enferm Atenção Saúde [Internet]. 2023 [acesso em: 29 de abril de 2024]; 12(2):e202377. DOI: https://doi.org/ 10.18554/reas.v12i2.5681

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Copyright (c) 2024 Inajara de Cassia Guerreiro, Rôse Clélia Grion Trevisane, Luciane da Silva Antunes, Edite Kazue Taninaga, Elaine Cristina Paixão de Oliveira, Cristina Medeiros da Silva Aguilar, Leila Tassia Pagamicce