Banner Portal
A importância do grupo de reabilitação : intervenção do Serviço Social
PDF
POSTÊR

Palavras-chave

Integralidade em Saúde. Serviço Social.Neoplasias da Mama

Categorias

Como Citar

A importância do grupo de reabilitação : intervenção do Serviço Social. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240091, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11263. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11263. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução:  O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morte (INCA, 2023). No Brasil, o número estimado de casos novos de câncer de mama, para o triênio de 2023 a 2025, é de 73.610 casos (INCA, 2023). O câncer de mama feminino é o mais incidente no país, com o maior risco estimado observado na Região Sudeste (INCA, 2023). Objetivo: Destacar a intervenção do assistente social em uma equipe multiprofissional com grupos socioeducativos de mulheres mastectomizadas. Metodologia: O Programa de Reabilitação acontece no espaço institucional  que atende exclusivamente o Sistema Único de Saúde. O Serviço Social da unidade ambulatorial de Oncologia Mamária do CAISM/Unicamp, desenvolve no Programa de Reabilitação em Oncologia Mamária  o grupo de orientação às pacientes pós-cirurgia. Os grupos são realizados quinzenalmente duas vezes por semana, com horário determinado, na sala multiprofissional. São encaminhadas para o grupo mulheres submetidas à mastectomia, quadrantectomia e axilectoma. Resultados:  A intervenção grupal possibilita que essas mulheres verbalizem suas dúvidas, o que pode indicar a existência de situações sociais, que demandam intervenção individualizada, a ser realizada posteriormente pelo profissional. O Assistente Social realiza interlocução com o território a fim de viabilizar a continuidade de seu tratamento oncologico, considerando os condicionantes e determinantes de saúde. Conclusão: A intervenção do assistente social no grupo pós-cirurgia contribui para que as mulheres reconheçam seus direitos sociais e de cidadania, através das políticas públicas. Preconiza especialmente estabelecer o protagonismo da mulher durante seu tratamento. 

PDF
POSTÊR

Referências

Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Marielle Cristina Rineiro de Carvalho, KATIA REGINA DE JESUS FERREIRA