Banner Portal
A importância da Campanha Outubro Rosa e os donativos às pacientes oncológicas
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Serviço social
Câncer de mama
Outubro Rosa

Categorias

Como Citar

A importância da Campanha Outubro Rosa e os donativos às pacientes oncológicas. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240096, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11271. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11271. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: A Campanha do Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, em Nova York (EUA). O período é celebrado no Brasil com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Objetivo: Desde 2015 o CAISM estendeu a Campanha à comunidade externa, eventos sobre conscientização e prevenção ao Câncer de Mama, eventos culturais e recreativos foram incorporados ao cronograma do hospital.  Metodologia: O Serviço Social da Oncologia realiza a interface com a rede de serviços, articulando ações para oferecer respostas efetivas e assertivas às demandas sociais, para tanto necessita de recursos para essa atribuição. Resultados: Constatamos que desde 2015 os donativos oriundos da Campanha do Outubro Rosa têm contribuído com a dispensação de recursos às pacientes. Doações como material de higiene pessoal, lenços, turbantes e perucas são ofertadas. Conclusão: O Serviço Social tem em seu projeto técnico- operativo a interlocução com a rede de atendimento na perspectiva de que as pacientes sejam atendidas em suas demandas através das doações da Campanha nesse período de processo doença/cura.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/. Acesso em: 20 de set.de 2024

Código de ética do/a assistente social. - 10ª. ed. rev. e atual. - [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2012].

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Katia Regina de Jesus Ferreira, Marielle Cristina Ribeiro de Carvalho