Resumo
Introdução: O projeto iniciou-se com o mapeamento do fluxo de valor do processo de internação eletiva, buscando melhorar os processos administrativos internos da Divisão de Ambulatórios e Procedimentos Especializados (DAMPE), eliminando falhas e padronizando atividades. Com o apoio do escritório de projetos do HC, o mapeamento foi expandido para incluir todo o processo, desde a convocação do paciente até sua chegada na enfermaria. Objetivo: O objetivo foi mapear o fluxo de valor da internação eletiva para identificar pontos de melhoria e reduzir o tempo total de espera dos pacientes. Metodologia: Baseado na Filosofia Lean, o projeto utilizou ferramentas de gestão visual, como o Mapeamento de Fluxo de Valor e o A3, aplicando o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar, Agir) para análise e acompanhamento. Resultados: Houve readequação da equipe administrativa, otimizando a escala e modernizando o processo de internação com a implantação do sistema AGHUse. A extinção do antigo sistema CICSHCP, a centralização da liberação de leitos, e a criação de canais de comunicação entre a internação eletiva e o NIR agilizaram os processos. Também foi modernizado o uso do formulário de Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Os ganhos incluíram a redução de 10% no tempo de espera em 2021 e 22% em 2022. Conclusão: O projeto não só reduziu o tempo de espera, mas também integrou os setores envolvidos, melhorando a qualidade da assistência, fortalecendo a experiência dos pacientes e contribuindo para o desenvolvimento dos colaboradores e a imagem institucional do HC e da Unicamp.
Referências
WOMACK, James P.; JONES, Daniel T.. A Mentalidade Enxuta das Empresas: lean thinking. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2004. 432 p.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Cecilia Martins dos Santos, José Alexandre Pio Magalhães, Fernando Mingatto da Costa Amorim, Gledson Moreira Kawasaki