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Tempo de espera dos pacientes da internação eletiva - HC
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Palavras-chave

Administração
Gestão
Processos de trabalho
Remodelagem
Eficiência

Categorias

Como Citar

SANTOS, Cecilia Martins dos; MAGALHÃES, José Alexandre Pio; AMORIM, Fernando Mingatto da Costa; KAWASAKI, Gledson Moreira. Tempo de espera dos pacientes da internação eletiva - HC. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 1, p. e0240105, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11285. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11285. Acesso em: 14 out. 2025.

Resumo

Introdução: O projeto iniciou-se com o mapeamento do fluxo de valor do processo de internação eletiva, buscando melhorar os processos administrativos internos da Divisão de Ambulatórios e Procedimentos Especializados (DAMPE), eliminando falhas e padronizando atividades. Com o apoio do escritório de projetos do HC, o mapeamento foi expandido para incluir todo o processo, desde a convocação do paciente até sua chegada na enfermaria. Objetivo: O objetivo foi mapear o fluxo de valor da internação eletiva para identificar pontos de melhoria e reduzir o tempo total de espera dos pacientes. Metodologia: Baseado na Filosofia Lean, o projeto utilizou ferramentas de gestão visual, como o Mapeamento de Fluxo de Valor e o A3, aplicando o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar, Agir) para análise e acompanhamento. Resultados: Houve readequação da equipe administrativa, otimizando a escala e modernizando o processo de internação com a implantação do sistema AGHUse. A extinção do antigo sistema CICSHCP, a centralização da liberação de leitos, e a criação de canais de comunicação entre a internação eletiva e o NIR agilizaram os processos. Também foi modernizado o uso do formulário de Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Os ganhos incluíram a redução de 10% no tempo de espera em 2021 e 22% em 2022. Conclusão: O projeto não só reduziu o tempo de espera, mas também integrou os setores envolvidos, melhorando a qualidade da assistência, fortalecendo a experiência dos pacientes e contribuindo para o desenvolvimento dos colaboradores e a imagem institucional do HC e da Unicamp.

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Referências

WOMACK, James P.; JONES, Daniel T.. A Mentalidade Enxuta das Empresas: lean thinking. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2004. 432 p.

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Copyright (c) 2024 Cecilia Martins dos Santos, José Alexandre Pio Magalhães, Fernando Mingatto da Costa Amorim, Gledson Moreira Kawasaki