Banner Portal
A experiência “THOMAS MORGAN”: uma atividade que explora aspectos da hereditariedade de forma didática e lúdica através da observação de moscas-das-frutas.
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Ensino
Genética
Hereditariedade
Mutantes
Moscas-das-frutas

Categorias

Como Citar

TADA, Susely Ferraz de Siqueira; CARNEIRO, Geovana A.; REIS, Rafael A.; OLIVEIRA, Sarah M.M.M.; BARBOSA, Guilherme O. A experiência “THOMAS MORGAN”: uma atividade que explora aspectos da hereditariedade de forma didática e lúdica através da observação de moscas-das-frutas. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240117, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11303. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11303. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: Além da pesquisa de Gregor Mendel com ervilhas, Thomas Morgan, utilizando moscas-das-frutas (Drosophila melanogaster) elucidou, entre outras coisas, que os genes estão localizados nos cromossomos celulares. Pesquisou moscas de olhos vermelhos e brancos e recebeu um Prêmio Nobel (1933). Baseando-se nisto, nosso laboratório montou uma atividade denominada “Experiência Thomas Morgan”. Objetivo: extrapolar esta atividade para as escolas estimulando-se a curiosidade, a criatividade, o interesse científico e o pensamento crítico dos alunos. A hereditariedade é trabalhada de uma forma didática e lúdica: os alunos são protagonistas de seu aprendizado! Metodologia: a atividade foi montada na 19ª UPA 2024 (UNICAMP de Portas Abertas) e uma equipe de 5 membros atuou como monitores. Moscas-de-frutas de olhos vermelhos e brancos mantidas em laboratório foram anestesiadas e encapsuladas em resina epoxy transparente, formando tabletes retangulares para observação em estereomicroscópio. Cada tablete continha várias moscas de olhos vermelhos e uma de olhos brancos, simulando o mutante achado por Morgan. Os alunos foram instigados pelos monitores a observar as diferenças, relembrando-se de conteúdos sobre hereditariedade. Mostraram-se tubos de cultivo com moscas vivas e algumas curiosidades. E foram disponibilizados pôsteres, um QR code e uma página no Instagram. Resultados: monitores e visitantes iniciavam uma conversa descontraída sobre hereditariedade, havendo ótima receptividade. Professores interessaram-se na obtenção dos tabletes para uso em aulas devido à facilidade de manuseio. Conclusão: viabilizar uma maior acessibilidade desta atividade em sala de aula e se cogita criar uma coleção de tabletes com outros mutantes de Drosophila, os quais seriam disponibilizados aos interessados.

PDF
PÔSTER

Referências

MORI, L. Gene white e o mutante de olhos brancos de Drosophila melanogaster. Genética na Escola, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 96–101, 2012. DOI: 10.55838/1980-3540.ge.2012.139. Disponível em: https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/139.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Susely Ferraz de Siqueira Tada, Geovana A. Carneiro, Rafael A. Reis, Sarah M.M.M. Oliveira, Guilherme O. Barbosa