Resumo
Introdução: A proposta de estágio no serviço odontológico do CECOM para estudantes da Faculdade de Odontologia de Piracicaba revelou-se atrativa, beneficiando ambas as partes. Para o serviço, essa integração proporcionou discussões e inovações acadêmicas, estimulando responsabilidades profissionais. Pedagogicamente, o CECOM ofereceu cenários ricos para prática clínica e ampliou a assistência de qualidade aos usuários. Objetivo: Relatar a experiência, com base nos objetivos iniciais de prestar atendimento clínico, estimular discussões acadêmicas, desenvolver experiências com funcionários do CECOM, diversificar atribuições profissionais e oferecer cenários complementares de prática clínica aos alunos. Metodologia: Relato descritivo da experiência, destacando as etapas de planejamento do estágio e apresentando alguns resultados do período. Resultados: O estágio iniciou em 1º de agosto de 2023, com 1983 atendimentos até junho de 2024, sendo 60% destinados a estudantes da UNICAMP, aumentando a capacidade do serviço em 30%. Preceptores destacaram a participação como gratificante pessoal e profissionalmente, com oportunidade de orientação e satisfação em ensinar. Para os estudantes, a experiência foi enriquecedora, exercitando autonomia no atendimento com supervisão adequada, boa relação com a equipe do CECOM, conhecendo o campus e interagindo com outros cursos. Com relação aos usuários do serviço, foram recebidos feedbacks predominantemente positivos, destacando a qualidade do atendimento. Conclusão: Foram identificadas experiências positivas e desafios, evidenciando uma importante oportunidade de aprendizado, com saldo positivo na parceria entre CECOM e FOP. A análise dos resultados destaca números significativos de atendimentos, consultas e procedimentos, indicando impacto substancial na prestação de serviços para a comunidade.
Referências
PESSOA, T. R. R. F.; CASTRO, R. D. de; FREITAS, C. H. S. de M.; REICHERT, A. P. da S.; FORTE, F. D. S. Formação em Odontologia e os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde: percepções e vivências de estudantes. Revista ABENO, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 144-145, 24 maio 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/477. Acesso em: 20 set. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, 2002.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Pedro Augusto Thiene Leme, Luis Fernando Monacci, Maria Madalena Silva Agustinho, Rogério Terra do Espírito Santo, Rose Clélia Grion Trevisane