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Ferramenta huddle na unidade de emergência referenciada como estratégia na organização, comunicação e indicadores
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Palavras-chave

Emergência
Enfermagem
Comunicação
Safety huddle

Categorias

Como Citar

BULGARELI, Andreia Afaz; BORDIN, Ana Paula; RECCO, Elenita Aparecida de Castro; AMORIM, Ana Paula Melo D.; BASTOS, Simone Vieira; SCHWELLER, Mariana Salhab Dall Aqua; SANTOS , Tatiane Antunes Valente dos; BRAGA , Vinicius de Souza. Ferramenta huddle na unidade de emergência referenciada como estratégia na organização, comunicação e indicadores. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240122, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11310. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11310. Acesso em: 12 dez. 2025.

Resumo

Introdução: A Unidade de Emergência Referenciada possui uma rotina dinâmica de atendimentos, que se altera diversas vezes ao longo do dia. No intuito de manter a garantia de um atendimento seguro e de qualidade, a comunicação eficaz é extremamente necessária para que, diariamente, se trace plano de ações de acordo com o cenário encontrado. Os Safety Huddles fornecem tempo dedicado para se comunicar e compartilhar informações críticas para toda a equipe. Objetivo: Melhorar a comunicação entre a equipe, realocação de recursos humanos e materiais de maneira rápida e organizada e coleta de dados para indicadores assistenciais. Metodologia: Foi elaborado um Formulário eletrônico de preenchimento simplificado, disponível em todos os computadores da unidade, preenchido pelo enfermeiro de cada unidade com informações coletadas na passagem de plantão por todos os turnos. Após a passagem de plantão, os enfermeiros, um técnico de enfermagem de cada ala e assistente social, se reúnem em local pré-determinado para trocar informações e definir a estratégia a ser utilizada. Resultados: Alinhamento rápido de prioridades no início do plantão, visão sistêmica da unidade e a participação ativa na resolução de problemas por toda a equipe, melhoria na comunicação e tomada de decisão eficaz. Conclusão: A ferramenta huddle permitiu maior compartilhamento de informações, senso de equipe, conscientização das demandas da unidade, garantindo a segurança do paciente e melhorando diretamente a assistência à saúde. Os indicadores obtidos direcionam linhas de ação na resolução de problemas relacionados a recursos humanos e materiais, além da comunicação assertiva entre os membros da equipe.

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Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Lean nas emergências. Disponível em:https://encurtador.com.br/qkLBG.

Moraes M. V. A, Almeida I. L. S, Carvalho REFL. Patient safety culture assessment before and after safety huddle implementation. Rev Esc Enferm USP. 2023;57:e20230270. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2023-0270en

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Andreia Afaz Bulgareli, Ana Paula Bordin, Elenita Aparecida de Castro Recco, Ana Paula Melo D. Amorim, Simone Vieira Bastos, Mariana Salhab Dall Aqua Schweller, Tatiane Antunes Valente dos Santos , Vinicius de Souza Braga