Banner Portal
Simplificação do preparo pré-exame: novas orientações para cintilografia de tireoide em crianças
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Cintilografia de tireóide
Crianças e exames médicos
Adesão ao preparo
Material informativo

Categorias

Como Citar

OLIVEIRA, Aline Depintor Coêlho Ramos de; LIMA, Mariana da Cunha Lopes. Simplificação do preparo pré-exame: novas orientações para cintilografia de tireoide em crianças. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240127, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11315. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11315. Acesso em: 9 dez. 2025.

Resumo

Introdução: Este trabalho foi desenvolvido no Serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Clínicas da Unicamp, onde são realizados exames como a cintilografia de tireoide. Para a realização deste exame, os pacientes devem seguir um preparo específico, que inclui restrições alimentares por 15 dias antes do procedimento, além da suspensão de certos cosméticos e medicamentos. No entanto, observou-se que em outras clínicas com serviços semelhantes, o preparo para o mesmo exame é menos rigoroso, sem comprometer a qualidade das imagens. Devido a essas observações e à dificuldade enfrentada por crianças que, por conta das restrições, não podiam frequentar creches, surgiu a necessidade de elaborar um material informativo com novas orientações. Objetivo: Desenvolver um material com orientações menos restritivas, que permita às crianças continuarem frequentando creches e mantendo suas atividades sociais durante o período de preparo de 15 dias antes do exame. Assegurar um preparo adequado, reduzir cancelamentos por falta de adesão e padronizar as orientações para todos os pacientes. Metodologia: Avaliamos o preparo pré-exame anterior e o comparamos com outros serviços semelhantes. Em seguida, elaboramos novas orientações em um impresso próprio, com a colaboração das médicas responsáveis pelo exame. Monitoramos a qualidade das imagens obtidas após as mudanças e acompanhamos a adesão dos pacientes. Resultados: As novas orientações tornaram-se mais objetivas e menos restritivas, resultando em uma melhor compreensão e adesão por parte dos pacientes. Conclusão: As alterações nas orientações proporcionaram maior compreensão e adesão ao preparo pré-exame, facilitando o processo para os pacientes e garantindo a qualidade dos resultados.

PDF
PÔSTER

Referências

SILVA, José da. Medicina Nuclear: Princípios e Práticas. 3. ed. São Paulo: Editora Médica, 2020.

PEREIRA, Maria C.; LOPES, João F. Avaliação do preparo para cintilografia da tireoide em serviços de medicina nuclear. Revista Brasileira de Medicina Nuclear, v. 12, n. 2, p. 45-50, 2019.

OLIVEIRA, Sandra T.; MOURA, Carlos P. Novas abordagens no preparo de pacientes para exames de cintilografia. Revista de Diagnóstico por Imagem, v. 14, n. 1, p. 20-27, 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE C NCER. Manual de orientações para pacientes em medicina nuclear. Disponível em: https://www.inca.gov.br/manual-orientacoes-medicina-nuclear. Acesso em: 18 set. 2024.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Diretrizes para exames da tireoide. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/diretrizes. Acesso em: 15 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Aline Depintor Coêlho Ramos de Oliveira; Ludmila Santiago Almeida; Mariana da Cunha Lopes Lima