Banner Portal
A música como ferramenta de humanização no ambiente hospitalar
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Humanização
Universidade
Qualidade de vida

Categorias

Como Citar

PAULA, Elisiane de; GUIMARÃES, Carina Silva Nara; ZAPPAROLI, Luciana Alves. A música como ferramenta de humanização no ambiente hospitalar. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 3, p. e0240137, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11327. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11327. Acesso em: 23 jan. 2026.

Resumo

Introdução: A música é inserida no contexto hospitalar como meio de melhorar a qualidade de vida do paciente internado, alegrando e trazendo bem-estar. O atendimento humanizado tem sido pauta nas priorizações da iniciativa governamental. Atualmente o Brasil tem a Política Nacional de Humanização, lançada pelo Ministério da Saúde no ano de 2003, buscando melhores formas de gerir e cuidar do paciente, traçando estratégias construídas entre trabalhadores, gestores e usuários do serviço de saúde. Na enfermaria de infectologia do Hospital das Clínicas da Unicamp a música tem sido utilizada para promover a humanização. Uma profissional técnica de enfermagem canta junto com o paciente internado, geralmente uma música de louvor, trazendo um conforto e bem-estar ao paciente. Objetivo: Promover a humanização no ambiente hospitalar a pacientes internados na enfermaria de infectologia através da música.  Metodologia: Trata-se de uma abordagem descritiva, a atividade foi iniciada no ano de 2023 na enfermaria de infectologia no hospital das clínicas da universidade Estadual de Campinas, no qual observa-se a técnica de enfermagem cantando junto com os pacientes para promover a humanização no âmbito hospitalar. Resultados: Após as músicas cantadas os pacientes internados se mostraram mais relaxados, cooperativos e satisfeitos. Conclusão: A música está sendo utilizada como ferramenta para desenvolver a humanização hospitalar apresentando efeitos psicológicos positivos para o paciente internado. É importante dar continuidade a ferramentas que promovam uma melhor qualidade de vida ao paciente internado visando dentre outros benefícios, sua satisfação e a agilidade em sua recuperação.

PDF
PÔSTER

Referências

DE ANDRADE PONTA, G. .; DEL LLANO ARCHONDO, M. E. . A musicoterapia no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 16–32, 2021.

Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/revista-praticas-interativas/article/view/1208. Acesso em: 9 set. 2024.

Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização - PNH. 1 ed. Brasília - 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Elisiane de Paula, Carina Silva Nara Guimarães, Luciana Alves Zapparoli