Resumo
Introdução: Com base na ferramenta 5S no ambiente hospitalar, diversas oportunidades para melhorar a qualidade dos serviços e a eficiência operacional das estratégias de demanda. Uma das principais oportunidades está relacionada ao senso de utilização, que permite identificar e eliminar itens desnecessários nos espaços hospitalares. Isso não apenas cria ambientes mais organizados e funcionais, mas também facilita o acesso aos materiais e equipamentos essenciais para o atendimento aos pacientes, promovendo uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades médicas. Objetivo: Manter um ponto fixo para a escada de suporte de assistência de urgência a beira leito, assim melhorando a agilidade do atendimento. Metodologia: Designado local especifico e estratégico, próximo ao carrinho de urgência e emergência do posto. Realizada demarcação visual com fita e com placa de identificação. Resultado: Realizado a designação nos três postos da UTI adulto do Hospital das Clínicas UNICAMP, com boa aceitação da equipe e boa devolutiva de qualidade de atendimento. Conclusão: Aplicação da ferramenta 5S ofereça oportunidades significativas para melhorar a qualidade e a eficiência nos hospitais, enfrentar esses desafios é essencial para garantir o sucesso a longo prazo.
Referências
Alves, A. B. S. L. Et Al.. Implantação Do Programa 5s Em Unidade De Hospital De Ensino / Implementation Of The 5s Program In A Teaching Hospital Unit. Brazilian Journal OfDevelopment, [S. L.], V. 6, N. 10, P. 82148–82157, 2020.
Arndt, E. L. C. Et Al. Olhar Do Auditor Hospitalar Na Qualidade Do Atendimento A Saúde Através Do Programa 5s. Revista Extensão, V. 5, N. 2, 2021.

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