Resumo
Introdução: A Libras é a principal forma de comunicação da comunidade surda no Brasil. No entanto, o desconhecimento sobre essa língua ainda impede a plena inclusão social das pessoas surdas. Objetivo: Introduzir os participantes aos princípios básicos da Libras, fornecendo um vocabulário inicial e compreensão das estruturas gramaticais elementares. O intuito é que os participantes consigam realizar cumprimentos, apresentar-se e conduzir diálogos simples com pessoas surdas, promovendo a inclusão social e o respeito à diversidade. Metodologia: A oficina contará com aulas expositivas, uso de recursos audiovisuais e atividades práticas. Resultados: Espera-se que os participantes adquiram um vocabulário básico de Libras e aumentem sua conscientização sobre a inclusão de pessoas surdas. Além disso, a oficina visa despertar o interesse contínuo pela Libras e incentivar o aprofundamento nos estudos. Conclusão: A oficina apresenta-se como uma importante ferramenta para promover a inclusão social e a sensibilização da comunidade acadêmica e da população em geral para a diversidade linguística.
Referências
HONORA, Marcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais. São Paulo: Ciranda Cultural, 2021.
SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Ed. Paulinas, 2006.
SIPANS, Priscila; HOUCH, Izildinha. O grande livro de libras: atividades para trabalhar a língua de sinais. São Paulo: Camelot Editora, 2018.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Silvia Helena Covais, Lubienska Cristina Lucas J. Ribeiro